terça-feira, 3 de novembro de 2009

A Alegria Pela Salvacao - CAP. II ELEMENTOS BASICOS DA VIDA CRISTA

A Alegria Pela Salvacao

Temos visto a firmeza da nossa salvacao, e' assim que sabemos que estamos salvos. Temos visto tambem a seguranca da nossa salvacao, e' assim que sabemos que nunca perderemos a nossa salvacao. Mas isso e' suficiente? Infelizmente, muitos Cristaos ficam contentes em chegar somente ate' aqui. Tendo a sua salvacao, mas tendo pouca alegria ou contentamento dessa mesma salvacao.

O nosso amigo com milhoes no banco talvez tenha a seguranca que e' rico, e talvez tenha a seguranca por saber que o seu deposito esta' a salvo. Mas se ele nunca gasta um decimo e fica contente por viver uma vida pobre, podemos dizer severamente que ele tem a alegria dessas riquezas. Falando objectivamente ele e' rico, mas na sua experiencia pratica ele nao tem nada.

Esta e' a condicao de muitos Cristaos no nosso hoje. Eles estao salvos, mas no dia a dia deles tem pouca experiencia na insondavel das riquezas de CRISTO.

" Eu contudo, que sou o mais pequeno de todos os crentes, recebi este favor de DEUS de anunciar aos gentios as riquezas de CRISTO, que o Espirito humano nunca podera' compreender no seu inteiro e profundo significado." (Efesios 3:8)

Seja como for, a intencao de DEUS e' que nao somente tenhamos CRISTO, mas desfrutemos DELE, ate' mesmo ao extremo.

" O ladrao so' quer roubar, matar e destruir. Mas EU vim para dar vida, e com abundancia." (Joao 10:10)

A condicao normal de um Cristao e' " Voces amam CRISTO sem nunca o terem visto; mesmo agora, ainda sem o verem mas crendo nele, se alegram com uma felicidade que nao se descreve, que vem do ceu." (I Pedro 1:8)

Mas poucos de no's admite que existem tempos, ate' mesmo bastante vezes, que nao temos essa alegria a transbordar. Isto significa que perdemos a nossa salvacao? Absolutamente nao! A nossa salvacao e' baseada acima de DEUS, nao acima de no's. Mas embora, nao perdermos a nossa salvacao, podemos perder a alegria da salvacao.

A Perda Da Alegria

O que sao as coisas, que nos causam muitas das vezes perder a nossa alegria? A primeira coisa e' o pecado. Alegria depende de termos uma associacao nao quebravel com DEUS, mas o pecado nos separa DELE e faz com que ELE esconda SUA cara.

" Agora escutem! O SENHOR nao e' nenhum ser fraco que nao possa salvar-nos; nem tao pouco se esta' a tornar surdo! ELE ouve perfeitamente quando clamam por ELE! Mas o problema e' que os vossos pecados vos separam de DEUS. Por causa do pecado ELE virou-vos a cara e ja' nao vos ouve mais." (Isaias 59:1-2)

A segunda coisa e' entristecer o Espirito Santo. " Nao entristecam o Espirito Santo de DEUS, o qual vos marcou com um selo, como garantia da vossa Salvacao." (Efesios 4:30)

Quando somos salvos, nos tornamos templo de DEUS e temos SEU Espirito vivendo dentro de no's. (Veja I Corintios 6:17,19; Romanos 8:9,11,16)

Este Espirito dentro de no's nao e' uma "forca" ou um a "coisa", mas uma pessoa em vida com JESUS CRISTO, " As escrituras dizem-nos que o primeiro homem, Adao, se tornou um ser com vida, mas o ultimo Adao, isto e', CRISTO, e' um Espirito que da' vida." (I Corintios 15:45)

Tal como qualquer outra pessoa, ELE tem sentimentos e atitudes. Assim, quando no's falamos ou fazemos coisas ao contrario DELE, ELE fica entristecido connosco. Quando o Espirito Santo fica entristecido, o nosso espirito do qual se juntou a ELE fica entristecido e no's perdemos a nossa alegria.

" Mas aquele que se der ao SENHOR, torna-se um so' Espirito com ELE." (I Corintios 6:17)

A Manuntencao da Alegria

A nossa salvacao e' como uma rocha, que nao pode mover-se, mas a alegria da nossa salvacao e' como uma flor delicada, facilmente triste atraves de uma pequena brisa. Por conseguinte e' algo que devemos cultivar e alimentar. O que entao podemos fazer para manter essa alegria?

Primeiro, podemos confessar nossos pecados, ( veja I Joao 1:7,9) quando confessamos as nossas ofensas ao SENHOR, o SEU sangue limpa-nos, e a nossa companhia com ELE e' restaurada. Depois de David pecar, ele orou : " Da'me novamente a alegria da tua salvacao; quero obedecer-te decididamente." (Salmos 51:12) Nao existe necessidade de esperar, o precioso sangue de CRISTO nos limpa de cada pecado.

Segundo, podemos tomar a palavra de DEUS como nossa comida. Jeremias disse: " Sao as tuas palavras que me susteem, que sao o alimento da minha alma faminta. Trazem alegria ao meu coracao amargurado e comunicam-me satisfacao. Como me sinto orgulhoso em me chamar pelo teu nome, o' SENHOR." (Jeremias 15:16)

Muitas vezes descobrimos que depois de lermos e orarmos na palavra do SENHOR, nosso coracao fica pulsando cheio de alegria. Nenhum homem faminto e' alegre; tambem nao deveriamos ficar Cristaos famintos. No's deveremos continuamente alimentar-nos e festejar na palavra do DEUS.

" Nem so' de pao vivera' o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de DEUS. " (Mateus 4:4)

Terceiro, podemos orar. Muitas vezes depois de abrirmos nossos coracoes e falarmos com DEUS, sentimos uma alegria profunda e frescura. "... porque o meu Templo sera' chamado casa de oracao para todo o povo!" (Isaias 56:7)

O SENHOR ira' nos causar alegria em SUA casa de oracao. A verdadeira oracao nao e' recitacao de palavras familiares e frases. Mas sim, o expressar para fora do nosso coracao e espirito ao SENHOR.

JESUS disse: " .... mas pecam, invocando o MEU nome, e receberao e terao alegria abundante." (Joao 16:24)

A verdadeira oracao e' libertacao e agradavel.

Finalmente, podemos associarmos-nos, juntarmos-nos. A alegria de um Cristao e' estar junto com outros que tambem amam e se alegram em CRISTO. Nao existem palavras humanas que possam ungir de doce a nossa experiencia quando louvamos o SENHOR e falamos sobre ELE todos juntos.

" Estamos a comunicar-vos aquilo que realmente vimos e ouvimos, para que possam participar connosco da comunhao que temos com o PAI e com JESUS CRISTO, SEU FILHO. Portanto, se vos escrevemos e' para que o nosso gozo seja completo." (I Joao 1:3-4)

Uma verdadeira associacao nao e' um dever, mas uma alegria, prazer - o maior prazer no planeta.

Assim, temos a firmeza, a seguranca, e a alegria da nossa salvacao. Elogie ao SENHOR por tao grande e completa salvacao!!

Abraco irmao(a), DEUS te abencoe.

Yola Tatiana Veiga Bastos

Sem comentários:

Enviar um comentário