sábado, 25 de julho de 2009

Saia Da Divida CAP.VII - FACA A COISA CERTA

Saia Da Divida
CAP.VII - FACA A COISA CERTA
Sub-titulos
  • Saia da divida
  • Nunca manipular os outros
  • Dar
  • Confie e obedeca
Lembra-se do velho posto de gasolina que mencionei no capitulo 1?! Bem, existe uma razao da qual conduziamos um veiculo de vindima. Nao podiamos sustentar algo melhor. No's compramos um carro velho porque DEUS instrui-nos a fazermos tres coisas em relacao 'as nossas financas.
  1. Sair das dividas
  2. Nunca manipular os outros
  3. Dar

Para no's, estes tres importantes principios teem sido fundamentais como pedra que sustenta o viver uma vida abencoada.

E eu penso que estes principios representam a chave para que voce possa viver financeiramente bem na terra prometida por DEUS.

Portanto neste capitulo com estes tres principios quero elaborar e partilhar alguns testemunhos que acredito que encontrara' inspiracao e instrucao.

SAIA DA DIVIDA
Compramos o nosso carro em 1973 com 130,000 milhas por uma razao muito simples. Foi o unico veiculo que encontramos a funcionar e no valor que podiamos pagar. Compramos por $750. Pouco antes dessa compra, conduzimos um carro um ano mais velho. Foi um carro bom mas com um pagamento de -$370 por mes, para ser exacto. Fazendo comparacoes, o pagamento da nossa casa nessa altura era $320 por mes. (guarde em sua mente, isto foi no inicio dos anos 80's, o dollar desse tempo)
DEUS disse-nos para vender-mos o carro e trabalharmos como sair das dividas e assim o fizemos.
Entao compramos o carro velho por $750. Oramos sobre ele, ungimos-lhe de oleo e amamos faze-lo, isto porque, o carro era tao velho que ja nao tinha muito para cuidar, mas noutro lado, sabiamos que estavamos bem no centro das vontades do SENHOR.
Levou-nos um ano para sairmos das dividas, eu sei que voce talvez esteja a pensar que levaria-lhe muito mais tempo a si, mas deixe-me dizer o que fizemos para que viesse a ser uma realidade.
Durante essa epoca, no's nao compramos nada que nao fosse necessario.
No's nao fomos comer fora. Nao fomos ao cinema, nao compramos roupa, nem o micro-ondas que nessa mesma epoca, estragou, nao compramos outro. Nao compramos nada nessa epoca, porque comprometemos-nos de sair das dividas, sem importar o tempo a levar.
No's diziamos ao SENHOR,
" No's estamos serios sobre isto, e no's mostraremos. "
Eu ja vi tantas pessoas dizerem-me o mesmo, que querem sair das dividas, mas nao mudam o seu genero ou forma de viver.
Continuam a comer fora, comprar roupa nova, ferias, diversoes e continuam a comprar com cartoes de credito ate' carros novos e casas novas.
Eu recordo um casal na nossa igreja que estava com serios problemas financeiros e vieram ter connosco para aconselhamento.
Em contraste aos demais, eles fizeram exactamente o que lhes dissemos. ( E' impressionante como muitas pessoas vem ao encontro do Pastor pedindo ajuda neste sentido e depois prosseguem ignorando o que lhes foi dito, eu nao entendo mesmo porque perguntam em primeiro lugar, em primeiro ponto!! )
Este casal, perguntou-nos por conselhos e depois seguiram-os.
No's dissemos-lhes carinhosamente, " Voces nao tem como sustentar a casa onde vivem, terao que a vender e comprar uma mais pequena, terao tambem que tomar alguns passos radicais. "
Fantasticamente, eles o fizeram.
Seguiram DEUS, o conselho espiritual.
E o resultado?! DEUS abencou aquela familia, e como prova disso o casal recentemente ofertou um carro a um jovem rapaz da nossa Igreja que precisava.
Eles entraram de uma pressao financeira e crucial a uma liberdade de ofertar um carro.
Agora o verdadeiro sentido, estilo de viver ( os niveis de paz, alegria e envolvimento) aumentaram sem medidas.
A verdade e' que, se voce for viver com o estilo de vida de ofertante, voce vai ter que fazer ajustes 'a sua forma de viver que permitira' voce ofertar e um dos primeiros caminhos a seguir e' sair das dividas.
Quando DEUS viu que estavamos serios a respeito do nosso acordo a sair das dividas, ELE comecou a abencoar-nos tremendamente.
Por isso podemos estar livres das dividas em um ano.
Isto e' que e' a grande maravilha sobre o principio.
Voce nunca esta' por si mesmo (sozinho). DEUS mantem-se em posicao, pronto e disposto a fornecer toda a ajuda dos ceus se voce somente voce tomar o primeiro passo de fe' e comecar.
Entao deixe-me perguntar, quanto se sente seguro em obedecer DEUS nas suas proprias financas?
Eu e a minha esposa comecamos a entender que todo o dinheiro pertence a ELE. Sendo assim, temos que pergunta-lo antes, se podemos gasta-lo.
Uma forma valiosa de o fazer e' orar sobre a compra que pretende fazer e esperar durante noite/dia ate' a resposta vir antes de comprar.
Claro que nao estou a falar de orar durante a noite sobre um pacote de corn-flakes que vai comprar no supermercado, estou falando de pegar na grande ou na pequena compra entregar ao SENHOR e sobre a noite esperar ate' a decisao.
Veja descobri que 80% das nossas compras sao feitas por impulso e uma pequena oracao e um periodo de "cortar-fora" poder vir a fazer que tenhamos control em comprar.
Esta obrigacao resulta bem quando estamos a ser pressionados por um vendedor e o mesmo quer que facamos decisao imediata.
Quando uma possibilidade diz " Eu tenho que orar sobre isto." a maioria dos vendedores sao treinados para dizerem que respeitam seu desejo e deixar-lhe-ao sozinho e que dentro de poucos minutos regressara'.
Mas eles nao tem a resposta quando voce lhes diz que voce nao faz nenhuma compra sem orar sobre a mesma durante a noite.
Um dos maiores premios por obedecer DEUS e sair de dividas e' a liberdade de fazer a coisa certa quando DEUS fala com voce sobre a mesma.
Deixe-me dar-lhe alguns exemplos.
Uma vez um anterior patrao meu, decepcionado acusou-me de roubar $2.500. Agora, eu tenho os recordes financeiros para provar que ele estava errado.
Ele nao devia dinheiro, e eu posso provar!
Mas eu acredito no principio de ir ate' a extra-milha e DEUS por isso sempre nos abencou.
Sendo assim, vendemos um veiculo que tinhamos nessa altura, compramos um mais barato e tiramos $2.500 e enviamos-lhe.
No's nao deviamos nada a ele, mas sentimos DEUS falar-nos " vao ate' a extra-milha."
Na semana seguinte, alguem nos enviara uma carrinha no valor de $25.000.
Outra ocasiao, com outro patrao anterior, este acusou-me de dever-lhe $400, ele estava errado, eu nao devia nada e eu pude provar-lhe. Mas outra vez, no's quizemos ir 'a milha - extra.
Romanos 12:18 diz-nos " Sempre que possivel e na medida que isso dependa de voces, tenham boas relacoes com toda a gente."
Francamente, eu gostaria muito mais ser traido por o homem e ser abencoado por DEUS, do que insistir com a imparcialidade do homem mas perder a bencao de DEUS.
Sempre que faco as coisas correctas DEUS sempre abencoa.
Entao enviei o dinheiro ao meu patrao, $400 e na semana seguinte recebi uma oferta inesperada de $5.000, DEUS sempre honra quando fazemos a coisa certa.
DEUS procura bons "comissarios de bordo" ELE procura pessoas que "Ora bem, deem a Cesar o que e' de Cesar, e a DEUS o que e' de DEUS."(Mateus 22:21)
Isto tambem significa que nao devemos mentir no nosso tax (financas anuais) ou economizar nas nossas ofertas.
Pense sobre isto, DEUS realmente tem feito um trabalho em nossos coracoes.
Mas porque que tentamos sempre diminuir a quantia do nosso dizimo?
Mas porque que tentamos incluir o dizimo na nossa renda antes do grosso?
Esta e' a chave - DEUS quer fazer um trabalho em nossos coracoes.
DEUS te abencoe.
Abraco, Yola Tatiana Veiga Bastos

Sem comentários:

Enviar um comentário