segunda-feira, 12 de abril de 2010

Dia 12 - A Quem No's Ofertamos?

" Recomendando-nos em todo o caso que nos lembrassemos dos mais desfavorecidos, o que alias sempre procurei fazer com toda a dedicacao." (Galatas 2:10)
Seguindo o exemplo do CRISTO somos chamados a ser generosos. Nao estando somente a dizimar mas tambem dando generosamente aos outros. E quem podera' ser o recipiente dos nossos dizimos e nossa generosidade?
'A Igreja
Nosso dizimo devera' ser devolvido a DEUS atraves de JESUS CRISTO, atraves cujo corpo toda a reconciliacao a DEUS aconteceu. JESUS e' a cabeca da Igreja; por conseguinte nosso dizimo pertence 'a Igreja.
"Tragam todos os dizimos 'a casa do tesouro, para que haja alimento suficiente no meu templo. Se assim fizerem, abrirei as janelas do ceu e derramarei bencao tao abundante sobre voces que nem sequer arranjarao espaco para a receber! Experimentem!Deixem-me que vos de prova disso!" (Malaquias 3:10)
"Trarao 'a casa do SENHOR seu DEUS, para lhe oferecerem, os melhores dos primeiros frutos que colherem. Nao cozerao um cabritinho no leite da sua mae." (Exodo 23:19)
Se tomarmos a posicao de decisao para onde nosso dizimo pertence, se decidirmos romper o nosso dez percento e ofertar a varias organizacoes ou caridades, estaremos tirando o nosso ser servo de no's mesmos em vez de entendermos que pertence a DEUS. E' tambem importante lembrar que nao importa se a Igreja e' um bom investimento ou nao, nao importa o que a Igreja faz com o seu dinheiro - DEUS sera' o juiz sobre isso. O que e' importante, e' que quando trazemos o dizimo 'a casa do SENHOR nao nos posiciona sobre as bencaos de DEUS, mas honra DEUS e apoia os meios fisicos de pregar o evangelho.
Aos que Servem DEUS no Ministerio
"Quando fizeram isso a um destes meus mais insignificantes irmaos, a mim o fizeram!" (Mateus 25:40)
A Biblia comanda-nos tambem que, ofertemos os que pregam o evangelho. Em Filipenses 4:18 Paulo chama ao dinheiro enviado a ele por Filipenses a " oferta perfurmada, o sacrificio aceitavel, prazer de DEUS." Entao tal como Filipenses, sejamos generosos para com os que trabalham para DEUS, sejam eles os proprios anciaos, pregadores que se deslocam ou missionarios.
Um ao Outro
Nas Igrejas antigas descobrimos que o espirito da generosidade era tao agradavel que os crentes comecaram "a vender suas posses e materiais" e a ofertar a qualquer que precisasse. (veja Actos 2:45)
Tal como os crentes das Igrejas nos tempos passados, fomos ditos claramente para olharmos pelos outros na casa do SENHOR. Galatas 6:10 diz-nos " E assim, sempre que tenhamos oportunidade, pratiquemos o bem para com todos, mas primeiramente com os que teem fe' que no's."
Fazer o bem devera' incluir ser generoso e ajudar a achar as necessidades de outros na Igreja.
1Joao 3:17 "Se alguem for abastado em recursos materiais e vendo o seu irmao em necessidade, nao o ajudar, como podera' estar nele o amor de DEUS?" e o verso 18 diz " Filhinhos, nao amemos so' de palavra, ou de aparencia, mas em verdade, mostrando-o pelas nossas accoes."
Isto, acho que nos conduz ao ponto de olhar pelo proximo que frequenta nossa Igreja. JESUS diz em Joao " Assim, dou-vos agora um novo mandamento: que se amem uns aos outros. O vosso amor uns pelos outros provara' ao mundo que sao meus discipulos." (Joao 13:34-35)
Se seguirmos este mandamento e amarmos-nos uns aos outros, nao so' com palavras mas com atitudes, de certeza que assim no's cuidaremos cada vez mais um pelos outros em todos os sentidos, incluindo financeiramente. Se fizermos isto e nao existir pessoas necessitadas 'a nossa volta, (Actos 4:34) isto significa que assinamos para o mundo que amamos-nos uns aos outros. Isto ira' fazer com que a Igreja e o Cristianismo seja diferente e encantador para o mundo. E talvez assim nos tornemos como a Igreja dos primeiros tempos onde eles " com grande e gratidao, louvando a DEUS. A cidade inteira via-os com bons olhos e todos os dias DEUS ia acrescentando ao seu numero aqueles que se salvaram." (Actos 2:47)
"Quem da' aos pobres empresta a DEUS, o qual vira' a pagar com juros largamente vantajosos." (Proverbios 19:17)
Aos Pobres
" O que eu guardo eu perco. O que eu gasto eu tive. O que dou eu tenho." Proverbio Persa
Eu nao fui para a cama a noite passada com fome, mas os conservativos confirmam uma estimativa que existem 800 milhoes de pessoas que sim - isso e' 12% das pessoas do mundo, que vai para a cama todas as noites com fome.
Isto e' esmagador, o numero e' tao bom que talvez nos faca sentir sem esperanca em o que poderemos fazer. Mas as Escrituras constantemente realcam-nos nossas responsabilidades em dar ao pobre e necessitado. Em facto a Biblia revela o coracao de DEUS e anseia em relacao ao pobre em mais de trezentos versos.
A Parabola do DEUS Samaritano em Lucas 10:25-37 serve para nos relembrar que devemos alcancar e ajudar os que em necessidade vivem. Ignorar os que DEUS nos chama para ministrar nao e' opcao do Reino. Em Deuteronomio 15:10-11 lemos que "Deverao emprestar-lhe o que ele precisar e sem chorar essa vossa decisao. Porque o SENHOR vira' a fazer-vos prosperar em resultado disso que fizeram. E visto que nunca deixara' de haver uns mais necessitados do que outros entre voces, por isso este mandamento e' necessario. Deverao emprestar-lhes liberalmente."
Tambem o profeta Isaias declara que os mandamentos de DEUS aumentam o cuidado do pobre. "Deem de comer ao faminto! Ajudem os necessitados e aflitos! Entao a vossa luz brilhara' nas trevas, e a escuridao 'a vossa volta sera' como a brilhante claridade do dia. O SENHOR vos guiara' continuamente e vos enchera' de toda a sorte de coisas boas, dando-vos bem estar e saude. Serao como um vicoso jardim bem regado com frescas aguas; serao como uma fonte jorrando continuamente agua abundante." (Isaias 58:10-11)
Lucas 12:33-34 fala "Vendam o que teem e deem aos que estao em necessidade, e assim encherao o vosso cofre no ceu! No ceu os cofres nao se arrombam, nem teem buracos. Os vossos tesouros ali jamais desaparecerao; nenhum ladrao os podera' roubar, nem nenhuma calumidade os destruira'. Onde estiver o vosso tesouro ali estara' tambem o vosso coracao."
Mesmo que a escala mundial de pobreza talvez o faca pensar que voce nao fara' nenhum impacto, precisamos dar ao pobre em obidiencia a DEUS. Em facto, uma organizacao Crista chamada Tumulo Vazio, publicou um reportorio chamado " O estado da Igreja ofertando em 2003" onde dizia:
"Se membros Cristaos de congregacoes historicas na USA derem ao nivel de 10% em 2003, poderia existir mais $156 bilioes disponiveis.
O impacto potencial deste dinheiro e' visto em estatisticas que podem ser enderecadas em nome de JESUS:
$5 bilioes poderiam ajudar a parar a maioria de 29.000 mortos por dia 'a volta do mundo, falando de criancas menores de cinco anos tambem, a maioria deles morrem em condicoes que ja teem a prevencao de pobreza avancada;
$7 bilioes poderia providenciar educacao basica para as criancas do mundo;
$124 milhoes poderia alcancar uma enorme palavra evangelica na janela de 10-40 na area global de necessidade mundial."
Entao, se cada um de no's fizer nossa parte, talvez juntos teremos capacidade de ser as maos de DEUS e SEUS pes na terra Hoje.
"Aquele que concede seus bens aos pobres tera' muito outra vez e dez vezes mais." Jonh Bunyan, Preacher 1628-1688
Deus Te Abencoe meu Irmao(a)
Yola Tatiana Veiga Bastos

Sem comentários:

Enviar um comentário