domingo, 4 de abril de 2010

Dia 11 - Generosidade

Como Cristaos precisamos viver sobre a abundante bencao de DEUS e assim podemos dar generosamente uns para os outros para mostrar ao mundo que DEUS providencia; que ELE e' a resposta.
Quando dizimamos, DEUS ira' causar o trabalho das nossas maos florescer por isso havemos de ter o suficiente nao so' para no's mesmos, mas tambem poderemos ser generosos com os outros. O dizimo pertence a DEUS, mas somos tambem chamados a ofertar livremente acima do dizimo, no's somos ordenados a ser generosos para com outros.
Sementeira e Ceifa
A BIBLIA chama principio de sementeira e ceifa e DEUS promete que sempre provera' semente para os que sao generosos. ELE sempre nos dara' mais se no's formos fieis com o que ja' temos, o que nos foi dado. Este principio e' para encorajar-nos no nosso ofertar; traz-nos liberdade e confidencia na nossa generosidade. O principio da sementeira e da ceifa nos e' explicado claramente em 2Corintios 9:6-11,
"Lembrem-se disto: o que semeia pouco, pouco tambem ceifara'; o que semeia em abundancia, abundancia tambem ceifara'. Cada um contribua segundo propos no seu coracao. Nao como uma obrigacao, porque DEUS ama quem da' com alegria. DEUS pode bem, abencoar-vos de tal maneira que tendo sempre, em tudo, aquilo que vos e' preciso, possam ainda ajudar generosamente os outros. E' como dizem as escrituras: Repartiu liberalmente os seus bens com os necessitados. A justica que ele praticou tera' efeitos que nunca mais passarao.
Porque DEUS, que da' a semente para o lavrador plantar, e depois o fruto para se alimenta, tambem vos dara' os meios para que a vossa sementeira se multiplica em frutos de justica. Sim, DEUS vos dara' muito para que possam dar muito, para que pela a vossa liberalidade, posta em accao por nosso intermedio, sejam dados louvores de gratidao a DEUS."
Estes versos mostram-nos que se dermos o minimo, deveremos esperar o minimo. Se dermos generosamente, DEUS ira' abencoar-nos e assim poderemos dar ainda mais. A unica forma de sermos bons ofertantes no futuro e' comecarmos a ofertar generosamente agora. A nossa motivacao nao devera' ser ofertar para receber, mas ofertar para assim podermos ofertar ainda mais. No's devemos esforcar-nos a ser como DEUS que e' o grande ofertador em tudo.
"Ao homem que e' generoso, tudo lhe correra' bem. Todos os seus negocios decorrem com honestidade." (Salmos 112:5)
Expressando o Caracter de DEUS
Nosso DEUS e' um DEUS generoso do qual enviou seu unico filho como sacrificio por no's. JESUS desistiu de tudo, sua divindade, seu poder e eventualmente sua vida por no's. Porque? Por isso talvez nos tornemos ricos (2Corintios 8:9). No's que acreditamos nele herdamos grandes riquezas: perdao, adocao, justificacao, o esperito sagrado que reside no nosso intimo, paz com DEUS, acesso a DEUS, santificacao e eternas glorias virao. Como discipulos cristaos devemos desejar mais e mais ser como ELE e um dos caminhos que podemos fazer isso e' ofertar mais. DEUS deu 100%, devemos estar felizes com os 10% que ofertamos? DEUS quer que sejamos generosos como ELE, nao porque este tipo de vida ajudara' outras pessoas mas porque fara' nossas vidas melhores tambem. A palavra do SENHOR diz-nos que generosidade traz-nos frescura e alargamento para nossas vidas.
"Alguns ha' que distribuem o que teem e ainda se tornam ricos, e outros reteem com avareza o que possuem e acabam por tudo perder. Sim, os que sao generosos engordarao; os que dao a beber aos outros serao saciados!"(Proverbios 11:24-25)
Ser generoso e' viver desinteressadamente com preocupacao para o bem do outros, livre de uma mente pequena ou caracter. Este tipo de atitude e' directamente oposta 'a nossa natureza humana caida da qual e' conduzida por nosso proprio interesse e causa-nos ser miseraveis ou invejosos ou esconder nossa riqueza. Por conseguinte com todo acto generoso estaremos a suprimir a nossa velha natureza e a dar 'a natureza de DEUS com no's proprios a chance de expressar ELE mesmo. Vivendo generosamente, levamos o caracter de DEUS ao mundo em que vivemos.
"Se o pobre ofertar para DEUS, ele sentir-se-a' como um principe; se um principe nao ofertar para DEUS, ele sentir-se-'a como um pobre."
Planeie para Ser Generoso
Quanto tempo voce planeia o que voce quer ofertar? Nem sequer chega perto do tempo que voce leva planeando o que podemos comprar? Dar e' um acto que poucos adquirem naturalmente, mas esta' no coracao de DEUS como proposito para no's. Existe uma competicao intensa entra as nossas buscas e o desejo de ofertar(dar). Talvez nao ofertamos porque o tempo nega-nos a oportunidade de planear o que dar, ou talvez uma profunda crenca que o que "e' meu e' meu" previna-nos. Que emocoes voce experimenta quando e' questionado a ofertar? Indiscritivel alegria ou sensacao de mancha?
Eu vi uma pesquisa na USA que perguntava 'as pessoas com um ordenado dentro dos $50,000, quanto e' que eles precisavam para viverem confortaveis e poder viver em harmonia com o seu sonho de vida. A resposta foi $75.000. A mesma questao foi feita a pessoas com um salario $100.000 e sua resposta foi $250.000!
Por outras palavras, mais temos, mais queremos!
Em alguns ambitos o dinheiro e' como a agua do mar, quanto mais bebemos, mais sede ficamos.
O caminho de DEUS para quebrar o ciclo da cobica e' ofertar e e' sempre facil ofertar se tivermos um plano em lugar seguro e correcto.
Temos tantas oportunidades para ofertar, tal como uma das mais ricas nacoes deste planeta - a ilha que esta' completamente rodeada por um mundo de necessidade - devemos ofertar generosamente.
"Os que vivem sem DEUS pedem emprestado e ficam sempre a dever; mas os que seguem a justica de DEUS nao so' pagam o que devem, como ate' dao sem recompensa."(Salmos 37:21)
"Felizes sao os que recebem os pobres com bondade; serao abencoados porque repartiram com eles o seu prorprio prato."(Proverbios 22:9)
Abraco Meu Irmao(a), Yola Tatiana Veiga Bastos
DEUS te abencoe

Sem comentários:

Enviar um comentário