segunda-feira, 29 de março de 2010

Dia 9 - O Dizimo

"A finalidade de dizimar e' para assegurar nao o dizimo mas sim o dizimeiro, nao a oferta mas sim o ofertador, nao as posses mas o possuidor, nao o seu dinheiro mas voce para DEUS."
Para alguns, dizimar e' uma palavra que soa como tradicao antiga e religiosa, que pode ser facil despedir tal como o Velho Testamento ensina:
algo que nao e' particularmente revelante para aqueles que vivem debaixo de graca. Seja como for e' muito mais do que uma palavra ou instrucao, tal como tem a habilidade de libertar a bencao de DEUS em nossas vidas.
E' um principio que existe e foi praticado antes da lei e continua debaixo do novo tratado.
" Honra o SENHOR com teus ganhos, com a primeira parte dos teus rendimentos, e ELE enchera', a transbordar, os teus celeiros, correrao abundantes os teus vinhos, dos mais finos."
(Proverbios 3:9-10)
Pecado Original
Em ordem a compreender sobre dizimar, devemos regressar bem ao inicio onde havia a perfeita conecao entre DEUS e homem.
Nao somos criados por DEUS para vivermos com nossos proprios esforcos mas sim para sermos sustentados por ELE. ELE providenciou Adao e Eva com um jardim cheio de arvores que eram boas para comer, e disse-lhes: " Podes comer de toda a arvore que esta' no jardim excepto da arvore da consciencia; porque o seu fruto e' o do conhecimento do bem e do mal. Se comeres desse fruto ficas condenado a morrer." (Genesis 2:16-17)
Todos no's sabemos dessa historia de qualquer maneira; Eva e Adao comeram a fruta que DEUS lhe disse para evitarem e tudo mudou.
DEUS encontrou-os escondidos no jardim e falou-lhes assim: " Porque destes ouvidos 'a tua mulher e comeste o fruto de que te avisei que nao tocasses, o solo da terra sera' maldito por tua causa. Tera's de lutara vida inteira para tirares da terra a tua subsistencia. Dar-te-a' muitos espinhos e cardos, mas tu comera's das suas verduras. Tera's de suar muito durante a vida toda para teres o sustento, ate' que morras e voltes para a terra, donde alias foste tirado. Porque fundamentalmente e's terra e para a terra voltara's." (Genesis 3:17-19)
Entao Adao e Eva e o resto da humanidade tornaram-se disconectados de DEUS.
DEUS deu um passo atras e deixou-nos fazer as coisas por no's mesmos.
Sendo assim, porque DEUS criou-nos para sermos mantidos por ELE, vivendo em relacao com ELE e somente em boas coisas - no's nao temos a cognitiva ou a capacidade fisica para vivermos as vidas maravilhosas que DEUS planeia para no's. E os nossos pensamentos e esforcos por vezes resultam em futilidades.
" Por isso quero avisar-vos, em nome do SENHOR, que nao andem mais como os que nao conhecem DEUS, que vivem num mundo de ilusoes. Os seus entendimentos estao obscurecidos; a sua ignorancia das coisas espirituais e a sua insensibilidade 'a voz divina os afastou da vida de DEUS." (Efesios 4:17-18)
" Este dizimo sera' selecionado entre o que de melhor receberam dos dizimos do povo, pois que e' a porcao do SENHOR." (Numeros 18:29)
" Se a raiz da arvore e' santa, os ramos tambem." (Romanos 11:16)
Nao somente no's somos sujeitos a esta futilidade mas tambem foi o resto da criacao. Quando DEUS criou Adao, foi-lhe dado todo o dominio sobre toda a terra. Quando ele tornou-se disconectado de DEUS, a terra ficou afectada; foi amaldicoada e sujeita 'a mesma futilidade que o homem fora.
Romanos 8:20-21 diz:
"Nesse dia, tudo aquilo a que o mundo ficou sujeito por causa do pecado desaparecera', e todo o mundo 'a nossa volta participara' da gloriosa liberdade que os filhos de DEUS hao-de de desfrutar em relacao ao pecado."
Porque que a natureza e' sujeita a esta futilidade? Porque sera' que todos nossos esforcos serao em vao, sem proveito e sem sucesso nao importa o duro que trabalharmos?
Porque DEUS criou-nos para sermos mantidos por ELE e tem sido seu plano desde o dia da separacao e da nova ligacao connosco.
Se tudo que tocassemos tornasse-se ouro, se os nossos proprios esforcos fossem so' sucesso, nao precisariamos de DEUS.
Entao o plano de DEUS e' fazer-nos chegar a um lugar para que nos apercebamos que precisamos DELE.
"E o mesmo DEUS, que cuida de mim, satisfara' todas as vossas necessidades, segundo as suas riquezas, atraves de CRISTO JESUS. Que ao nosso DEUS e PAI seja dada a honra e louvor para todo o sempre. Esse e' o nosso desejo!" (Filipenses 4:19-20)
JESUS Salva-nos da Morte
JESUS veio ao mundo para colocar o homem correcto sobre a maldicao da morte que foi trazida por Adao, uma vez e para todos.
JESUS morreu na cruz, pagou o preco por nossos pecados, salvando-nos da morte e reconciliou-nos com DEUS.
Entao agora, atraves de nossa fe' em JESUS somos considerados sagrados e livres de condenacao. Porque JESUS, primeiro filho de DEUS esta' 'a direita do PAI, no's estamos 'a direita do PAI. ELE reconectou-nos a DEUS por isso mais uma vez podemos viver uma vida abundante, mantida por ELE, em vez de futilidade do nosso proprio pensamento.
Esta vida nao e' so' para alguns escolhidos mas sim para todos - simplesmente temos que agarra'-la atraves da fe' por tudo que JESUS fez por no's.
Paulo diz-nos em Romanos:
" E' verdade que o pecado de Adao trouxe a todos o castigo, mas a justica de DEUS tornou possivel que os homens se tornem justos perante DEUS, para que assim possam viver. Adao, porque desobedeceu a DEUS, fez com que muitos se tornassem pecadores, mas CRISTO, porque lhe obedeceu, fez que muitos tambem fossem aceites por DEUS." (Romanos 5:18-19)
Dizimar Salva Nosso Trabalho da Futilidade
"Eu nunca seria capaz de dizimar o primeiro milhao que fiz, se nao tivesse dizimado no meu primeiro salario, do qual foi qualquer coisa como $1.50 por semana."
J D Rockefeller
Tal como somos salvos da praga da morte fazendo o bem para com DEUS atraves de JESUS, o primogenito, podemos aplicar o mesmo principio quando tem a ver com as financas. Quando Adao desobedeceu DEUS, o mundo, nosso fornecedor, o trabalho ou lamina das nossas maos foi amaldicoada.
O nosso fornecedor de qualquer jeito pode ser salvo desta maldicao atraves do nosso dizimar , oferecendo a DEUS a primeira parte de tudo o nosso salario.
A palavra dizimo significa o decimo e e' repetida no velho testamento da qual DEUS considera esta primeira porcao como DELE.
Quando JESUS, o Primogenito foi sacrificado e retornado a DEUS, foi dada ao resto da humanidade a oportunidade de colocarem sua fe' NELE e serem libertados da maldicao da morte.
Assim e' com o dizimar; retornando ao DEUS o que e' DELE, no's libertamos o nosso fornecedor financeiro dessa maldicao e damos a DEUS a oportunidade de colocar suas bencaos bem nas nossas maos. Dando a DEUS a sua porcao, os restantes 90% tornam-se abencoados.
"Os dizimos, produtos da terra, sejam cerais, sejam fruta, pertencem ao SENHOR; e' coisa sagrada." (Leviticos 27:30)
Mais do Que Somente Dinheiro
Dizimar e' mais do que somente dinheiro; e' colocar DEUS primeiro, ceifar SUA promessa e viver fornecidos por ELE em vez de tentar viver debaixo de nossas forcas. Agindo em fe', trazendo os primeiros 10% do nosso salario, ganho, de volta a DEUS, estaremos a dizer, " Eu sei o que sou nas suas maos DEUS e nao quero viver sem voce no centro de tudo o que faco."
Atraves do dizimar admitimos que DEUS e' o nosso fornecedor e relembramos a no's proprios o que ELE fez por no's em vez de nos deixarmos focar em que poderiamos tentar e fazer por ELE.
Se podermos colocar nossa confianca em DEUS na area das nossas financas e aprendermos a ser confidentes no seu fornecimento, quanto sera' mais facil confiarmos na provisao de DEUS em todas as areas das nossas vidas?
" Dinheiro e' um terrivel mestre mas um excelente servo." P T Barnum
DEUS Te Abencoe Irmao(a)
Yola Tatiana Veiga Bastos

Sem comentários:

Enviar um comentário