quinta-feira, 25 de março de 2010

Dia 7 - Dando Materialismo a Um Largo " Navio"

" Felizes os que anseiam pela justica, porque decerto a alcancarao." (Mateus 5:6)
Talvez o ajude a ganhar uma definicao sobre materialismo:
O materialismo e', " ter consideracao impropria por material e coisas de valor mundano mais do que com questoes espirituais.
Isto e' caracterizado como uma preocupacao maior com material mais do que com coisas intelectuais ou espirituais."
Entao, baseado nesta definicao voce considera-se como materialista?
Que Nivel de Materialista e' Voce?
Talvez voce seja materialista que gasta dinheiro que voce nao tem ou compra coisas que voce nao necessita realmente, somente para satisfazer a voce mesmo ou aos outros. Ou talvez voce compara aquilo que nao tem com as posses dos outros?
Leia Eclesiastes 5:10-14
" Aquele que ama o dinheiro, nunca tem bastante. E' uma loucura pensar-se que a riqueza traz felicidade! Quanto mais tiveres, mais gastara's, ate' ao limite dos teus recursos; por isso de que serve ser rico? Apenas para ver o dinheiro fugir por entre os dedos! O trabalhador dorme bem, que tenha pouco ou muito para comer; mas o rico, por causa dos muitos cuidados que lhe traz a fortuna, sofre de insonias! Ha' mais uma outra situacao dramatica que verifiquei por toda a parte: e' a de alguem que poe dinheiro de lado, mas para seu proprio mal."
Esta escritura diz-nos que se olharmos com amor e satisfacao para as nossas financas nunca iremos estar satisfeitos.
No conceito correcto, posses materiais podem trazer alegria, mas quando damos maior importancia a elas em vez das que deveriam ser as mais importantes, fere a nossa relacao com DEUS e com os outros.
Se sacrificarmos nossa familia ou a nossa relacao com DEUS para obtermos certas posses, somos materialistas.
A escritura seguinte indica-nos que a pessoa que e' gananciosa e' idolatra.
"Sabem bem que nunca tera' parte no REINO de CRISTO e de DEUS ninguem que seja viciado, ou imoral, nem que seja ganancioso; estas coisas sao formas de idolatria."
(Efesios 5:5)
Um Unico Mestre?
Em Mateus 6:24 JESUS diz-nos que nao podemos servir dois mestres. Quando a nossa paixao para com as posses que DEUS nos permite ter, forem de maior do que a paixao por DEUS que nos deu todas essas posses, sabemos que somos materialistas.
Nao existe nada de errado em ter posses, o problema vem quando essas posses metem-se no meio da nossa relacao com DEUS ou impedem-nos de cumprir com os desejos de DEUS em nossas vidas.
" Algumas pessoas querem fazer o maximo que elas podem, colocar a tampa na lata e depois sentar nela."
O Que e' Ganancia?
Ganancia e' a ansiedade ou egoismo sobre alguma coisa.
Quando o nosso desejo por posses consome-nos e ultrapassa-nos ao ponto que nao ficamos satisfeitos com o que temos, torna-se ganancia.
" Mas a questao de fundo e' que nao se deixem dominar pela a avareza. Porque a vida verdadeira nao esta' garantida pelos bens que se possa ter." (Lucas 12:15)
Paulo diz-nos :" Portanto, mortifiquem os impulsos da vossa carne, tais como a imoralidade sexual, os pensamentos sujos, os apetites descontrolados, as paixoes infames, e a avareza, que e' uma forma de idolatria" (Colossenses 3:5)
Ganancia talvez nos ajude a juntar muitas posses mas ganancia ou posses nunca nos farao felizes.
Ganancia e' tambem uma ofensa a DEUS e no's deveriamos "coloca'-la para morrer."
Desejo por posses materiais normalmente murcha assim que a novidade aparece.
Veja na sua garagem, sotao ou quarto de arrumacao e veja coisas que um dia pensou que eram essenciais para vida e para sua alegria e que agora ja' nao funcionam assim, criando po' ou simplesmente adicionadas 'a desordem normal.
Veja a selecao de posses usadas que as pessoas tentam vender nas feiras ou mercados.
" Mais de £6.000 libras e' gasto anualmente no mercado por cada pessoa no pais."
Riquezas
Riquezas podem ser definidas como abundancia em qualquer coisa preciosa.
Olhando nesta perspectiva mesmo que uma pessoa seja rica ou nao, depende em o que considerarmos precioso.
O que e' que voce considera precioso?
" O que mais importa e' o que podemos fazer para o REINO de DEUS.
As coisas que acumulamos nao sao importantes; elas sao simplesmente ferramentas para realizarmos o trabalho de DEUS.
Deus e' dono de tudo.
A acumulacao de dinheiro e' que mais detem um espirito humilde.
A tendencia e' desejar ser servido do que servir."
Larry Burkett, Co Funder, Crown Financial Ministries, 1939-2003
"Onde os ricos seguram o dominio de seus coracoes, DEUS perdeu o dominio do coracao, DEUS perdeu sua autoridade."
Jonh Calvin
A Sua Relacao Com DEUS
Paulo fala:
"Mas tudo isso, que para mim era uma razao de orgulho, agora considero desperdicio, devido ao que CRISTO fez na minha vida. E vou ate' mais longe: nada ha' que se possa comparar com o valor imenso que representa o conhecimento de CRISTO JESUS, meu SENHOR. Por causa DELE e' que eu desprezei todas essas coisas, e as considero como lixo, na certeza de ficar a ganhar muitissimo mais ao lado de CRISTO."
(Filipenses 3:7-8)
Paulo mergulhou nas riquezas de DEUS e apercebeu-se que aquilo que o mundo tinha para lhe ofertar nao era nem perto daquilo que DEUS deu para ele.
No's recebemos uma "Fe' preciosa" e " preciosas Promessas" na palavra do SENHOR.
E' a sua fe' mais preciosa do que as suas posses?
Viver sobre as promessas do SENHOR e' valioso para voce?
" Mas a questao de fundo e' que nao se deixem dominar pela avareza. Porque a vida verdadeira nao esta' garantida pelos bens que se possa ter."
(Lucas 12:15)
Sua Familia
No's sabemos que estamos em conflitos quando a nossa saude financeira torna-se mais importante que nossa relacao familiar.
Sabemos que temos um balanco errado na vida quando passamos mais horas trabalhando, assistindo T.V. ou no computador do que passar tempo construindo as nossas relacoes familiares e investindo nossas vidas nelas.
Talvez pensemos que se trabalharmos arduamente podemos ter mais dinheiro para comprar mais posses para a nossa familia, mas na verdade em vez de ter uma casa enorme e carros novos, a familia quer e' que passem mais tempo com eles.
Converse com alguem que ja' e' aposentado e eu tenho a certeza que nao ira' responder que desejava ter passado mais tempo trabalhando. Nao.
Normalmente eles respondem " Eu gostava de ter partilhado mais tempo com a minha familia ou crescer na minha relacao com DEUS."
Eternas Riquezas
Quando JESUS estava prestes a deixar esta Terra e subir aos ceus, ELE falou as seguintes palavras aos seus discipulos, "Ha' muitas moradas onde vive o meu PAI, e vou apronta'-las para a vossa chegada. Quando tudo estiver pronto, entao VIREI para vos levar, para que possam estar sempre COMIGO onde EU estiver. Se assim nao fosse, EU proprio vos teria dito claramente." (Joao 14:2-3)
DEUS te abencoe Meu Irmao(a)
Yola Tatiana Veiga Bastos

Sem comentários:

Enviar um comentário