segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia 5 - O Caracter do Servo

" Financas Biblicas - Reflexoes em Dinheiro, Riqueza e Posses "
"Servo e' o que fazemos depois de dizer " Acredito" "
Esta historia conta-nos sobre um homem que foi ter com Jonh Wesley para contar-lhe que a sua casa estava a pegar fogo, " Sr. Wesley ... A sua casa queimou ate' ao chao," ele disse, ao qual Wesley respondeu, " Nao. A casa do SENHOR queimou-se ate' ao chao. Isso significa que tenho menos uma responsabilidade."
Jonh Wesley entendeu sobre o principio de ser servo - no's somos priveligiados em ser servos de tudo que e' propriedade de DEUS e ELE e' proprietario de todas as coisas.
"Servo" pode ser definido como: alguem confiado com riquezas de outro ou propriedade e carregar a responsabilidade de administrar para melhor interesse do dono - nao do seu.
Job entendeu muito bem o principio. Depois de perder sua familia e propriedade entendeu que ele afinal nao era dono de nada e recusou culpar ou maldicoar DEUS.
Entender o significado de ser servo alivia o stress e permite DEUS tomar controle.
No's somos administradores
Servo reconhece que, " DEUS e' dono de tudo e eu sou seu administrador/servo."
Quase todo livro da BIBLIA refere-se 'a conta da Genese da criacao.
ELE criou tudo e pede-nos que vivamos sem deixar a riqueza ou as posses tornarem-se o foco da nossa atencao.
ELE e' um DEUS ciumento e ELE conhece-nos desde o primeiro dia ate' ao ultimo dos nossos dias. ELE conhece nossas fraquezas e fragilidades e ELE sabe que quanto menos submetermos o que temos a ELE , nao teremos uma eterna perspectiva.
ELE quer que sejamos bons administradores ate' que quando formos ter com ELE ou mesmo o retorno do SENHOR - sendo qualquer um o primeiro.
Alguns talvez achem o fundamento de ser servo particularmente dificil em duas areas principais: criancas, posses e riquezas.
A Terra e' do SENHOR e tudo nela e mesmo ate' os que habitam nela.
Entender o significado de verdadeiro proprietario e' um elemento importante para administrar o que temos.
Ira' ajudar-nos a obedecer a palavra quando instrui-nos a ofertar e ajudar o pobre ou o necessitado.
Torna-se um privilegio ajudar nas necessidades 'a nossa volta, tal como no's vemos a provisao de DEUS nao somente para no's mas tambem para os outros.
O DEUS delega-nos a autoridade sobre a sua criacao e comanda-nos para administrarmos e olharmos por. ( Genesis 1:28).
Isto refere-se nao somente a animais, no's mesmos, nossas familias ou nossas posses mas sobre tudo do qual temos influencia. DEUS requer que sejamos responsaveis e bons administradores em tudo que ELE nos der, e neste respeito estamos a trabalhar para DEUS.
Existe o julgamento que vira' e requer que usemos os recursos de DEUS sabiamente.
" A terra pertence a DEUS! Todo o mundo e' dele, assim como os seus habitantes! " (Salmos 22:1)
" Os ceus pertencem-lhe,naturalmente. Mas a Terra, deu-a ELE aos seres humanos," (Salmos 115:16)
Estamos Aqui para Sermos Fieis e Responsabilizados
Duas caracteristicas vem ao de cima quando reconhecemos esta perspectiva de ser servo.
A primeira e' a fidelidade para com o dono e a segunda e' a responsabilidade porque o dono pode vir a qualquer momento e fazer inventario.
Na parabola de talentos em Mateus 25:14-30 aprendemos que o servo e'-lhe requerido que seja fiel. Devemos ser fieis com o que DEUS nos confia.
ELE promete que nos compensara' por usarmos suas vantagens sabiamente.
Mais temos, mais diligentes devemos ser em usar sabiamente o que o MESTRE colocou em nossas maos.
Os servos nao devem ser preguicosos; eles deverao ser sabios, procurando oportunidades para crescer e aumentar.
O MESTRE esta' vindo e ira' resolver connosco de acordo de como temos usado nossos talentos, posses, influencia e nossas vidas.
Esta parabola ensina-nos que todos os que sao improdutivos perderao tudo o que lhes foi dado.
A vida do servo (adminsitrador) e' agradecer e obedecer as instrucoes do SENHOR - e a BIBLIA esta' repleta de principios, instrucoes e sabedoria.
Um servo sabio usa o que lhe foi destinado para a gloria de DEUS e para construcao do seu REINO.
Improdutivos servos usam pessoas e posses egoistamente.
" As pessoas leais serao acumuladas de bencaos, mas aqueles que querem enriquecer-se rapidamente, tambem rapidamente cairao no fracasso."
(Proverbios 28:20)
Quanto podera' DEUS Confiar-te com?
Seja quem for, pode ser confiado com muito pouco e tambem pode ser confiado com muito, e seja quem for desonesto com o pouco, tambem sera' disonesto com muito.
" Porque se nao forem dignos de confianca nas coisas pequenas, nao e' nas grandes que o serao. Se nao vos puderem ser confiadas coisas de pouca monta, muito menos vos confiarao coisas maiores. E, se nao sao dignos de confianca no tocante 'a riquezas deste mundo, quem vos confiara' as verdadeiras riquezas do ceu? E, se nao sao fieis com o dinheiro dos outros, porque vos ha'-de ser confiado o vosso proprio? Pois ninguem pode servir dois patroes. Se nao gostar de um ha'-de ser fiel ao outro. Se tiver zelo por um ha'-de desprezar o outro. Nao se pode servir DEUS e o dinheiro." (Lucas 16:10-13)
"Servo e' a aceitacao de DEUS da responsabilidade pessoal para toda a vida e para negocios na vida."
Roswell C Long
Sem Compromisso
" Pois ninguem pode servir dois patroes. Se nao gostar de um ha'-de ser fiel ao outro. Se tiver zelo por um ha'-de desprezar o outro. Nao se pode servir DEUS e o dinheiro. Os Fariseus que eram avarentos, meteram tudo isto a ridiculo. Entao JESUS disse-lhes: Voces sao os que se justificam a si mesmos diante dos outros, mas DEUS conhece o vosso coracao. O que e' altamente avaliado entre as pessoas e' cotado de maneira inteiramente diferente por DEUS."
(Lucas 16:13-15)
O seu banco e seu cartao de credito sao teologicos.
Eles dizem-lhe a quem e ao que voce adora, venera.
DEUS te Livre e Abencoe Meu Irmao(a)
Yola Tatiana Veiga Bastos

Sem comentários:

Enviar um comentário