segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia 4 - DEUS e' Parte e Nossa Parte

" Financas Biblicas -Reflexoes em Dinheiro, Riqueza e Posses "
Ouro e' um simbolo de valor e mineral raro. Por muitos seculos muitas culturas, incluindo paises ocidentais consideravam como um investimento seguro. E' estimado que existe somente cinco bilioes de oncas de ouro neste planeta.
Quanto sera' isso? Imagine 20 metros cubicos(voce poderia ter dois cubos numa metade de um campo de futebol) - isso e' o espaco que voce necessita para guardar todo o ouro existente no mundo! Cinco bilioes de oncas, a maioria dele esta guardado em abobadas bancarias.
Quem e' o proprietario desse ouro todo?
Quem e' o verdadeiro dono?
DEUS Possui-o Todo
Em 1 Cronicas 29:11-12 lemos que,
" Tudo o que ha' nos ceus e na terra te pertence,o' SENHOR, e este Reino e' TEU. Adoramos-te porque tudo o que esta' sob o teu controlo, riquezas e honra vem apenas por ti; TU e's o juiz de toda a humanidade, TEU e' o poder e forca."
Salmos 24:1, Deuteronomio 10:14 e Paulo em 1Corintios 10:26 todos atestam ao facto " que a terra e' do SENHOR e tudo o que existe nela " Levitico 25:23 e Salmos 50:10-12 diz-nos sobre algumas coisas que a DEUS pertencem - " a terra, o gado, os passaros "
Enquanto Paulo escreve em 1 Corintios 6:20 "Porque DEUS vos comprou a um preco elevado. Sendo assim, usem todo o vosso ser, tanto o corpo como o espirito, para a gloria de DEUS, porque a ELE pertencem."
E Haggai 2:8 (nova versao internacional) mostra claramente que DEUS e' dono de todo ouro. No dia de Tutankhamen's acredita-se que quando morrer pode carregar suas posses junto, mas em 1 Timoteo 6:7 diz:
"Porque nada trouxemos para este mundo, e e' evidente que nada levaremos dele."
Paulo claramente nos mostra que nenhum balanco sera' transferido para no's em lugar nenhum depois de morrermos.
"O mundo pergunta:
O que uma pessoa possui?
DEUS responde: Como e' a pessoa usando o que lhe tem sido dado?
O seu uso do dinheiro mostra o que voce tem pensado sobre DEUS. No's seremos julgados na base da nossa lealdade com DEUS em tempo, talentos e tesouros que estavam 'a nossa disposicao. "
Erwin W. Lutzer, Pastor, Moody Church
Reconhecendo as Posses de DEUS
Admitir as posses de DEUS requer transformacao na nossa maneira de pensar - e isso leva tempo enquanto a revelacao da palavra de DEUS envia espiritual pulsacoes do cerebro ao coracao.
Reconhecer as posses de DEUS e' um componente essencial para tornar-se conteudo. Quando voce acredita que possui uma posse em particular, as circunstancias 'a sua volta irao afectar sua atitude.
DEUS e' o Nosso Fornecedor
Como Mateus diz, o SENHOR promete providenciar nossas necessidades:
"Deem pois prioridade ao seu REINO e 'a sua Justica e DEUS cuidara' do vosso Futuro." (Mateus 6:33)
Ate' que ponto ELE providencia? Uma das formas para entender melhor DEUS e' olhar para seus nomes, pois estes sempre revelam um aspecto ou atributo do seu caracter.
Em Genesis 22, Abrao revela um novo nome para DEUS: Jeovah - Jireh que pode ser traduzido " DEUS provera'" ou "DEUS ve"
O nosso e' um DEUS que ve as nossas necessidades antes de surgirem e faz a sua provisao. Voce o conhece como este genero de DEUS?
Nossa Parte
Reconhecer que somos servidores significa que deveremos cuidar o que ELE possui. DEUS deu-nos a responsabilidade de sermos seus servidores.
" Deste-lhe dominio sobre aquile que criaste. Puseste tudo sob os seus pe's" (Salmos 8:6)
No's somos chamados para sermos servidores fieis com tudo que damos, tal como ilustrado na parabola dos talentos em Mateus 25:14-15.
DEUS requer que sejamos fieis com todo nosso dinheiro, riquezas e posses.
Ser Fiel
No's somos carregados para sermos fieis com 100% do nosso salario, nao somente 10%.
No's temos que permitir a no's mesmos aprender a ter punho nos 90% da perspectiva do mundo e nao de DEUS.
Na parabola do gerente injusto, lemos assim:
"Um homem rico contratou um feitor para lhe administrar os negocios, mas logo comecou a constatar que o individuo era esbanjador. Entao o patrao chamou-o e disse-lhe: Que e' isto que me contam? Poe as tuas contas em ordem porque esta's despedido." (Lucas 16:1-2)
Esta passagem ensina dois principios. Primeiro, quando nos gastamos ou administramos mal as nossas posses pode tornar-se conhecimento publico e criar um testemunho pobre.
Segundo, DEUS talvez remova-nos de ser servos se desperdicar-mos o que ELE tem nos dado.
Tal como somos fieis em pequenas coisas, assim DEUS sabe que pode confiar-nos com grandes responsabilidades.
Pequenas coisas sao pequenas coisas, mas fidelidade com uma coisa pequena e' uma grande coisa.
" 'Aquele que, pelo poder que actua em no's, e' capaz de tudo realizar muito para alem do que pedimos ou pensamos." (Efesios 3:20)
Desenvolvimento de caracter
DEUS usa dinheiro para refinar (apurar) nosso caracter.
Tal como David Mcconaughy explica no seu livro, Dinheiro o Teste Acido(escrito em 1998)
" Dinheiro, mais comum como coisas temporarias, envolve invulgar e eternas consequencias. Mesmo no que possa ser feito inconscientemente., dinheiro molda pessoas em processo de receber, salvar, gastar e dar.
Depende como e' usado, e provara' se e' uma bencao ou maldicao.
Qualquer uma das situacoes, a pessoa torna-se senhor do dinheiro ou o dinheiro torna-se senhor da pessoa.
Nosso DEUS usa o dinheiro para testar nossas vidas e como instrumento para moldar-nos na SUA semelhanca.
" Lembra constantemente ao povo estas leis, e tu proprio devera's meditar nelas dia e noite, para teres a certeza de que lhes obedeces integralmente, porque so' entao tera's sucesso. (Josue' 1:8)
DEUS te abencoe Meu Irmao(a)
Yola Tatiana Veiga Bastos

Sem comentários:

Enviar um comentário