domingo, 21 de março de 2010

Dia 3 - Conselho

" Financas Biblicas - Reflexoes em Dinheiro, Riqueza e Posses "
Ontem olhamos para a importancia em procurar sabedoria de DEUS.
Hoje vamos considerar o que a BIBLIA tem para dizer sobre procurar conselho.
" Os tolos pensam que nunca precisam de conselhos, mas os que tem verdadeiro entendimento sabem ouvir a opiniao dos outros."
(Proverbios 12:15)
Procurar Conselho
O que nos impede de procurar conselho? Existem duas razoes muito comuns - Orgulho e a Teimosia. Para o orgulho, a nossa cultura por vezes percebe que quando procura conselho como sinal de fraqueza.
Nos e' dito " Fique de pe' com seus dois pes firmes; nao precisa que ninguem tome as suas decisoes para voce."
A teimosia e' caracterizada atraves de posicoes como " Nao confunda-me com os factos, a minha mente ja esta' decidida."
DEUS encoraja-nos a usar um grande presente que ELE providenciou para nosso beneficio - conselho divino.
Em Proverbios 19:20 lemos, " Ouve os conselhos que te derem e aceita as correcoes, para que sejas sabio todo o resto da tua vida."
Depois Proverbios 12:15 diz: " Os tolos Pensam que nunca precisam de conselhos, mas os que tem verdadeiro entendimento sabem ouvir a opiniao dos outros."
E Proverbios 10:8 diz-nos" Uma pessoa inteligente fica contente quando lhe dao instrucao, mas o que tem conversas insensatas tornar-se-'a um inutil."
No's procuramos conselho para ganhar compreensao clara, sugestoes e alternativas que irao assistir-nos nas decisoes que teremos que fazer de uma perspectiva Divina.
" AQUELE que da' bons conselhos, constroi com uma mao; AQUELE que da' bons conselhos e bons exemplos, constroi com as duas maos; mas AQUELE que encarece o bem e da' o mau exemplo, constroi com uma mao e com a outra coloca para baixo."
Francis Bacon, English Lawyer 1521- 1626
Fonte de Conselho
O que tem a BIBLIA a dizer neste assunto em particular?
" A TUA lei e' para mim todo o meu prazer. Ela e' o meu unico conselheiro." (Salmos 119:24) e mais 'a frente " Os teus mandamentos tornam-me mais sabio que os meus adversarios, pois eles sao o meu guia constante. Sim, sou tambem mais sabio do que todos os meus mestres, porque estou sempre a pensar nos teus testemunhos. Sou tambem mais sabedor do que os anciaos, porque obedeco e guardo os teus preceitos." (Salmos 119:98-100)
E Proverbios diz-nos o porque que o conselho e' tao importante,
"Um empreendimento feito sem o conselho dos que conhecem o assunto falha. Sao eles que podem dar uma garantia de sucesso." (Proverbios 15:22)
"Espere grandes coisas de DEUS; experimente grandes coisas para DEUS!" William Carey, English Batist Missionary 1761 - 1834
A BIBLIA faz disto notavel sobre si:
"A palavra de DEUS e' viva e eficaz. E' mais penetrante do que uma espada de dois gumes, chegando 'a distincao da Alma e do Espirito, como que 'a juncao de osso e medula. Ela e' capaz de distinguir os pensamentos, as intencoes do coracao." (Hebreus 4:12)
O conselho de Pessoas Divinas
" A boca dos que seguem DEUS fala com sabedoria, distinguindo o certo do errado. A lei de DEUS esta' nos seus coracoes; os seus passos serao sempre direitos." (Salmos 37:30-31)
A vida Crista nao e' uma das independencias para com os outros Cristaos mas sim uma dependencia mutua. DEUS deu a cada um de no's certas habilidades e presentes, mas ELE nao deu a nenhuma pessoa todas as habilidades que ele ou ela necessitam para serem produtivas ao maximo.
Seu Esposo(a)
Se voce e' casado(a), a primeira pessoa que voce deve consultar e' seu esposo(a) e assim tambem estara' a melhorar a sua relacao. Certifique-se de evitar a armadilha de permitir uma situação para se tornar uma fonte de conflito e atrito. Consultar seu esposo(a) tambem ira' honra'-lo(a), quando tem a ver com financas, ajudara' cada plano do seu esposo(a) para tempos proximos.
Seus Parentes
Se voce nao e' casada(o), parentes sao uma fonte importante de conselho. Eles tem anos de experiencia e conhecem-lhe bem.
Lideres da Igreja
Aqueles a quem devemos procurar orientação espiritual e direção.
"Um dos melhores caminhos para ter sucesso em algo, e' passar tempo com quem ja' o tem!"
Phil Pringle, Church Planter, Sydney
Pessoas com Experiencia
Se nao forem Cristaos talvez voce deseja partilhar seus conselhos com quem o seja.
A Multidao de Conselhos
E' o caso de um homem que vive absolutamente sozinho, sem filhos sem irmaos, e que mesmo assim trabalha sem descanso para enriquecer cada vez mais. A quem vai ele deixar o que tem, afinal? Por que se priva ele tanto de tanto, agora? Esta e' sem duvida alguma forma errada e absurda de viver.
O Conselho Do SENHOR
Em todos momentos e' importante referir de volta ao SENHOR todo o conselho que voce recebe. Depois disso, um dos seus Nomes sera' um maravilhoso conselheiro.
O Conselho a Evitar
Evite o conselho do cruel. Minha definicao de cruel para este proposito e'
" aquele que vive de forma que desrespeita ou e' contra DEUS."
Isto inclui narradores de fortuna, medio, espiritualista e horoscopo.
Evite conselho preconceitouso - do qual nao e' imparcial ou independente. Quando receber conselhos financeiros pergunte-se a si mesmo, " Que estaca tem esta pessoa no que diz respeito 'as minhas decisoes? Como ele ou ela estara' em posicao de ganhar com esta decisao?"
Se o conselheiro for ganhar com isso, seja cauteloso quando avaliar o conselho dele(a) e sempre procure uma segunda opiniao preconceituosa.
Mercadoria terrestre e' nos dada para ser usada, nao para ser colecionada. Acumulacao e' idolatria.
Dietrich Bonhoeffer
E Finalmente...
Quando voce esta' prestes a tomar uma decisao talvez seja útil retirar-se para um local tranquilo onde você pode inspirar-se nos recursos de céu - Na sua Fe', na BIBLIA e na Oracao.
DEUS te Abencoe Meu Irmao(a)
Yola Tatiana Veiga Bastos

Sem comentários:

Enviar um comentário