sábado, 20 de março de 2010

Dia 2 - Procurando Sabedoria

Financas Biblicas -
Reflexoes em Dinheiro, Riqueza e Posses
"Cuide para conseguir o que voce gosta, ou voce sera' forcado a gostar do que receber."
George Bernard Shaw
E' acreditado que o primeiro livro da BIBLIA escrito foi o livro de Job.
Em Job 28:12-13 escutamos Job no seu discurso perguntando,
" Mas ainda que possam fazer tudo isso, ignoram como encontrar sabedoria e entendimento. Nao sabem como obter tais coisas; e o facto e' que elas nao se encontram entre os seres vivos."
Salomao tambem considerou a sabedoria acima de tudo e instruiu seus filhos. Proverbios 4:7
" A sabedoria e' tudo o que ha' de mais importante, procura'-la com determinacao e' o primeiro passo para se ser sabio. Com ela podes desenvolver o teu discernimento. Exalta-a e ela te exaltara'."
Mas o que e' sabedoria e como a alcancaremos?
O que e' Sabedoria?
Sabedoria e' o uso pratico do conhecimento; E' sabermos o que fazer com o conhecimento que o SENHOR nos da'. E' a forma de entender as maos de DEUS sobre as circunstancias humanas e dos julgamentos celestiais 'as situacoes do mundo.
Sabedoria e' o entendimento divino - a perspectiva que DEUS nos da' leva-nos a tocarem algo complexo e torna-lo simples. Considerando que a sabedoria pega o complicado e simplifica, no's por vezes fazemos o oposto - pegue no que e' simples e torne complicado! Sabedoria leva nossa confusao e troca por claridade. E' um presente do coracao e mente que e' necessario para uma conduta correcta em vida. Sabedoria na BIBLIA e' sempre acompanhada pela humildade e o temor de DEUS.
Olhando Para DEUS
Normalmente quando estamos em meio de situacoes e queremos respostas no's olhamos para dentro de no's ou para os outros 'a nossa volta, mas a BIBLIA encoraja-nos em ordem a obter sabedoria precisamos de olhar para DEUS. Paulo diz em Efesios 1:17
" Lhe peco a ELE, que e' o PAI de Nosso SENHOR JESUS CRISTO, o qual possui toda a gloria do ceu, que atraves do conhecimento cada vez mais profundo dele vos de sabedoria para poderem claramente compreender o que DEUS vos revela."
Tiago 1:5 tambem diz:
" E se alguem tem falta de sabedoria necessaria, peca-a a DEUS, que esta' sempre pronto a dar generosamente sem a menor censura, e lhe sera' dada."
Tome Medidas
A solucao para administracao financeira com sucesso encontra-se na BIBLIA. No final deste devocional estao mais de 2000 referencias Biblicas das quais pode compreender melhor como direcionar o seu dinheiro. As seguintes devocoes procuram sublinhar algumas areas-chave Financeiramente Biblicas e dar-lhe um guia pratico de implementacao.
Mas lembre-se, sabedoria e' o uso pratico do conhecimento; para obter resultados reais e mudancas positivas nas suas financas, todo o conhecimento que voce ganhar aqui neste livro tem que coloca'-lo em pratica, ser aplicado.
No Livro " Nove coisas que voce simplesmente deve fazer", um dos capitulos e' sobre " Faca algo" e siz assim:
" ELE nao planeou para no's nos sentarmos e deixar que a vida siga o curso de menor resistencia, tornando-se miseravel, opressivo, injusto, cheio de erros, nao amado, chato, preguicoso, negativo,diabolico e nao fazendo nada para mudar isto. Tal passividade esta' longe de reflectir a imagem de DEUS que algum possa imaginar. Ao nivel de deixarmos as nossas vidas simplesmente acontecer e nao ter forcas activas para mudar seja qual for a situacao que nos encontramos dentro, nao estamos vivendo a nossa verdadeira humanidade que reflecte atraves da natureza de DEUS.
E essa deve ser a razao porque voce esta' preso e nao consegue chegar onde voce quer. Seja quem DEUS criou para ser.
Torne-se activo!
Comece a mover-se! "
Esta e' a essencia para entender; simplesmente lendo a palavra do SENHOR e saber o que ELE diz, nao ira' leva'-lo a lado nenhum, voce tem que agir.
Boas intencoes na aplicacao da sabedoria significa minimo e na maioria da vezes resultara' em minimo.
Tiago diz-nos directamente, "A questao e' que cumpram efectivamente o que essa palavra vos diz, e que nao se limitem a ouvir. Porque, se nao, correm o risco de se iludirem." (Tiago 1:22)
O que e' ainda mais duro, e' ver os resultados nas nossas vidas, tambem precisamos da disciplina para agir na palavra do SENHOR de maneira consistente para num periodo de tempo nos mantermos.
Aplicacao Isolada de sabedoria normalmente nao transforma nossa vida. Por isso, porque nao comeca a fazer notas, sublinhar versos chave e pensamentos durante a leitura deste estudo devocional, e depois faca planos no papel e siga-os? Tenha a certeza que tem alguem que podera' relembrar-lhe sobre a sua responsabilidade nesta area, partilhe suas metas e planos com eles e lembre-se que DEUS esta' aqui para nos ajudar, se voce perguntar.
" Ouve os conselhos que te derem e aceita as correcoes, para que sejas sabio todo o resto da tua vida."
(Proverbios 19:20)
DEUS te abencoe meu Irmao(a)
Yola Tatiana Veiga Bastos

Sem comentários:

Enviar um comentário