sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Escutando DEUS - CAP. I - CONHECEDOR DA VONTADE DE DEUS

Escutando DEUS
Introducao
O autor deste livro chama-se Bob Gass e mais uma vez nos seus 50 anos de caminhada com DEUS, com clareza mostra-nos os passos practicos que precisamos para aprender a conhecer a voz do SENHOR!
Antes do " conhecimento cabeca " teologico ou os 3 passos para escutar a voz do SENHOR - o conteudo deste livro nasceu de muitos anos de experiencia pessoal, confianca no SENHOR, na SUA palavra e vendo as respostas vindo de tempos em tempos.
Eu achei este livro inspirante e muito bom de se ler; encontrando firmeza, seguranca e conhecimento que DEUS e' sempre presente e pronto para nos dirigir assim que comecarmos a procurar SUA face e escutar SUA voz.
Tenho a certeza que tambem sera' encorajado enquanto aprender os passos practicos depois de ler este livro.
Escutando DEUS CAP. I
Vamos para ja' deixar uma coisa bem clara aqui no inicio do livro:
DEUS tem um unico, detalhado plano para a sua vida e ELE ira' revelar a voce passo a passo.
Vai ser rapido ou facil? Nao, alguns dias podera' sentir-se como neutro, parado, ou pior, a andar para tras.
Todas as pessoas tem dias como esses, ate' mesmo aqueles que voce admira que parecem ter " tudo junto".
Talvez esses dias nao lhe digam nada sobre eles, mas depois de 50 anos a caminhar com DEUS, eu posso dizer-lhe que todos no's temos deles.
Este livro nao e' " seja tudo e acabe com tudo " em questao a reconhecer a voz do SENHOR.
Para falar a verdade, e' seguimento do primeiro livro que escrevi neste mesmo subjecto : "O guia para hoje: Como ser guiado por DEUS" E' tambem resposta a muitos leitores do nosso devocional " A palavra para hoje ", dos quais continuam a pedir ajuda quando se trata de conhecer a vontade de DEUS.
Entao vamos comecar dizendo - Voce ja' tem a abilidade de escutar de DEUS e de ser bem sucedido em qualquer situacao que ELE te chame para fazer algo!
" Somos a obra-prima de DEUS. ELE criou-nos de novo em CRISTO JESUS, para que possamos realizar todas as boas obras que DEUS planeou para no's." (Efesios 2:10)
" Conhecendo plenamente aquele que nos chamou pela sua propria grandeza e virtude nos e' dado, atraves do seu poder divino, tudo o que necessitamos para a vida e para a nossa relacao com DEUS. " (II Pedro 1:3)
" Porque e' DEUS quem trabalha em voces, dando-vos o desejo de lhe obedecer e o poder de fazerem o que lhe agrada." (Filipenses 2:13)
" Agora pois nao temos mais que cuidar da lei, porque morremos para aquilo que eramos escravos, e agora podemos servir DEUS, nao segundo a velha maneira, quer dizer, obedecendo a um conjunto de regulamentos, mas pelo ESPIRITO duma maneira inteiramente nova." (Romanos 7:6)
Estas escrituras claramente nos ensinam que voce e' capaz de reconhecer a voz de DEUS e seguir o SEU plano para a sua vida.
Muitos de no's pensa que orar e' simplesmente falar com DEUS, muito raro se parar para pensar que ELE talvez queira falar connosco.
" Como e' que DEUS fala connosco? " voce pergunta:
  1. Atraves da SUA palavra. Uma escritura em particular salta de uma pagina e faz-lhe ficar num novo e muito maior entendimento pessoal.
  2. Atraves de pessoas. Mas voce nao pode estar muito preocupado ou selectivo, que voce nao reconhecera' ou recebera' eles quando DEUS os enviar para a sua vida para o aconselhar, desafiar, encorajar ou avisa'-lo.
  3. Atraves do SEU ESPIRITO. O ESPIRITO SANTO que vive em no's, nos conforta, guia e fortalece.

O problema e', muitos de no's nao parece esperar que DEUS fale connosco de qualquer jeito. Atraves das nossas accoes, pensamos que JESUS fez as malas e foi para os ceus 40 dias depois da SUA ressurreicao e desde ai nunca mais se soube DELE.

Nao, a BIBLIA esta' cheia de passagens em que DEUS fala directamente a pessoas como no's.

Se a essencia do Cristianismo e' uma relacao pessoal com DEUS, entao DEUS continua a falar hoje. Mas voce nao pode construir uma relacao so' com um sentido, voce tem que regularmente, intimamente ter contacto entre duas pessoas, onde ambas falam e ambas escutam.

Escutar DEUS a falar connosco atraves do seu ESPIRITO nao e' so' normal, e' essencial.

Paulo escreveu " Mas voces nao sao controlados pela vossa velha natureza, mas pelo Espirito, se e' que o Espirito de DEUS vive em voces..." (Romanos 8:9)

Assim que voce torna sua vida para JESUS nao podera' ser negocio como o usual. Sua vida jamais consiste em o que se pode ver, sente ou desenha.

Dizendo que caminha com fe', confiando no SENHOR, constantemente abrindo-se 'a SUA voz e 'a lideranca de SEU ESPIRITO.

Alguns de no's sao relutantes a abrir-se para serem liderados por DEUS, porque no's sabemos de pessoas que dizem estar a fazer isto, mas a sua aproximacao assusta-nos.

Estas pessoas parecem ter realizado um genero de intelectual lobotomia neles mesmos; agora eles esperam que DEUS escolha o que eles vao vestir para ir trabalhar de manha e o que comer para o jantar 'a noite.

Eles dizem que teem experiencias de DEUS os liderar por hora, uma visao por dia e um milagre por semana. Em reaccao a isto alguns de no's corre na direcao oposta.

Para no's a incitacao do ESPIRITO parece ficar contra a natureza humana e ao pensamento convencional. Acostumado a conduzir o seu proprio barco, acabamos ficando enjoados em deixar o SENHOR liderar-nos. No's desejamos que o pacote fosse mais arrumado; parece muito elusivo e misterioso. Isto enerva-nos.

Entao, so' quando sentimos o ESPIRITO liderar-nos, no's analizamos, discutimos e decidimos que nao e' logico; por conseguinte, no's nao prestamos atencao. Que perda!

Alguns de no's quer obedecer ao ESPIRITO de DEUS mas nao temos a certeza se ELE realmente esta' a falar connosco: "Estarei eu escutando os meus proprios pensamentos e desejos, ou a voz de DEUS?"

Nao querendo sair desse fim profundo, no's ate' a agua evitamos ao todo.

Todas estas reaccoes sao compreensiveis.

Ainda Paulo escreveu: "Portanto, se realmente vivemos sob a accao do ESPIRITO, sigamos fielmente as suas indicacoes, a sua inspiracao." (Galatas 5:25)

Quando voce abre voce mesmo para o ESPIRITO DE DEUS e fica com seus passos nele, sua vida torna-se emocionante, gratificante e o melhor de tudo - produtiva.

DEUS te abencoe irmao (a)

Abraco, Yola Tatiana Veiga Bastos

Sem comentários:

Enviar um comentário