quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Um Servidor Fiel E Sa'bio CAP. IX - DEUS RECOMPENSA BONS "COMISSARIOS DE BORDO"

Um Servidor Fiel E Sa'bio
CAP. IX - DEUS RECOMPENSA BONS "COMISSARIOS DE BORDO"

Sub-titulos:

  • Um Servidor Fiel E Sa'bio
  • Onde Esta O Seu Coracao?
  • Apontar O Dedo De Culpa
  • DEUS Quer Abencoar
  • A Confianca No Recompensador

Para a maioria de no's, acampamento de verao guarda interessantes memorias. Eu relembro estar a chegar ao fim da minha primeira semana do acampamento e escutar que nesse dia iria ser o dia da cerimonia das recompensas. Eu lembro, pensar; ' Uma cerimonia de recompensas? Nao e' justo! Eles deveriam ter-nos avisado no primeiro dia do acampamento que iriam dar recompensas (premios). Se eu soubesse, eu haveria de tentar mais duro.'

Nao quero que sofra um destino semelhante. Neste momento, como tem sua vida pela sua frente, eu quero que saiba que DEUS e' recompensador.

Hebreus diz:

"Ora, sem fe' e' impossivel agradar a DEUS. E' necessario que quem se aproximar DELE creia que ELE existe e que recompensa os que sinceramente o buscam." (Hebreus 11:6)

DEUS e' recompensador. Esta e' verdade sobre DEUS que muitos cristaos nao parecem estar atentos.

ELE ama recompensar-nos quando diligentemente procuramos SUA presenca, SEU desejo e SEU caminho.

ELE recompensa bom trabalho e recompensa bons "comissarios de bordo".

Ultimamente, tenho tido experiencias reais com este principio.

Enquanto escrevia este livro, o meu filho mais velho estudava fora, num colegio. Ele sempre foi um rapaz trabalhador, mas a sua opcao quanto ao seu curso foi por um programa com um grau acelerado e ao mesmo tempo muito concentrado, que lhe dava tempo livre para trabalhar em part-time. E como podem imaginar, assim, eu providenciava quase metade do seu suporte.

Pouco tempo antes de iniciar o colegio, sentou-se e fez um orcamento, onde colocou uma quantia exacta que todos meses eu deveria envia'-lo.

Dois ou tres meses depois, sentamos juntos e olhamos o seu orcamento para ver como se saira. Eu senti-me contente por descobrir que meu filho estava a fazer um optimo trabalho em viver com o que ele mencionou no seu orcamento. Ele nao comia muito fora, nem ia muitas vezes ao cinema, ele nao quebrava seu orcamento com roupas novas. Essencialmente, ele estava a ser um bom 'comissario de bordo' com o dinheiro que eu enviava.

Entao, o que faz um pai amoroso pelo seu bom comissario de bordo filho? Eu recompensei-o! Eu aumentei a quantia de dinheiro que enviava todos meses.

Eu disse-lhe: ' Agora, faz o que quizeres com o dinheiro extra, vai passear com teus amigos mais vezes depois da igreja ou compra uma tshirt nova ou duas.' Meses depois, ele ligou-me e disse, ' Pai, eu tenho pensado que se eu mudar para um apartamento diferente, eu posso baixar minhas despesas e salvar-lhe algum dinheiro.'

Claro, eu fui abencoado em ver que meu filho pensara em meios para ajudar. Ele sabia que sua mae e eu estavamos sacrificando e economizando tudo para podermos manter o colegio para ele. Ele teve um coracao agradecido. Analizamos a sua ideia, verificamos todos detalhes e ajuda-mos-lhe a mudar de apartamento, que nesse caso era mais barato. Pouco tempo depois, ele ligou e disse-nos, 'Esta' a funcionar tal como pensamos; voces podem diminuir agora a quantia que me enviam.'

Sabe o que fiz? Continuei enviando-lhe a mesma quantia. E disse, ' Obrigada filho, mas agora voce somente vai ter mais dinheiro para gastar, voce tem sido um bom 'comissario de bordo' e eu quero recompensar-te. Voce devera' usufruir dos beneficios de um bom 'comissario de bordo.'

Porque e' que nao esperamos que DEUS seja pelo menos como gracioso e responsivo como eu fui para com meu filho?

Porque ficariamos surpreendidos em aprender sobre recompensas e bencaos de DEUS por sermos bons servidores " comissarios de bordo"?

De acordo com Mateus 6, DEUS nos recompensa quando oramos ou jejuamos ou ofertamos ao pobre. E em I Corintios, encontramos: "Apolo e eu estamos a trabalhar associadamente, ainda que cada um venha a ser recompensado segundo o trabalho proprio." (I Corintios 3:8)

No livro de Bruce Wilkinson's "A LIFE GOD REWARDS" (UM DEUS DE VIDA RECOMPENSA), ele cita exemplo seguido de exemplo, como DEUS ira' recompensar-nos no ceu por todos bons trabalhos que fizemos na terra.

Tal como ele tem cuidado em apontar, que no's nao somos salvos por bons trabalhos mas somos salvos para bons trabalhos - e o bom trabalho resulta em recompensa.

As familiares palavras de Efe'sios 2 dizem-nos: "Porque pela sua graca e' que somos salvos, por meio da fe' que temos em CRISTO. Portanto a salvacao nao e' algo que se possa adquirir pelos nossos proprios meios: e' uma dadiva de DEUS. Nao e' uma recompensa pelas nossas boas obras. Ninguem pode reclamar merito algum nisso. Somos a obra prima de DEUS. ELE criou-nos de novo em CRISTO JESUS, para que possamos realizar todas as boas obras que DEUS planeou para no's." (Efesios 2:8-10)

Tal como Bruce aponta no seu livro, no's devemos distinguir entre crenca e comportamento. Nossa crenca determina onde iremos usufruir da eternidade, e nosso comportamento determina como iremos usufruir da eternidade. Bruce esta' certo.

DEUS um dia ira' recompensar-nos pelo nosso comportamento ou nosso bom trabalho. Mas tambem e' verdade que DEUS nos recompensara' enquanto estivermos aqui no mundo! A BIBLIA mostra isto claramente, veja por exemplo, em Marcos 10: " E JESUS respondeu: " Posso afirmar-vos que nunca ninguem abandonou lar, irmaos, irmas, mae, pai, filhos ou bens, por amor de mim e para espalhar a boa nova entre os outros, que nao recebesse como premio cem vezes mais em lares, irmaos, irmas, maes, filhos e terras - mas com perseguicoes! Tudo isso tera' aqui na Terra; e no mundo futuro tera' a vida eterna. Muitas pessoas, que parecem importantes agora, serao menos importantes entao, e muitos dos que sao aqui considerados menores serao os maiores." (Marcos 10:29-30)

JESUS esta' falando aqui. O que ELE diz e' que "DEUS ira' recompensar-nos, nao somente na idade que vira' mas agora neste tempo tambem."

Imensas parabolas de JESUS ilustram que o SENHOR recompensa o servidor 'comissarios de bordo'. Por exemplo, em Lucas 19, JESUS relata a parabola das minas.

( A mina era uma moeda com um valor aproximado a 50 (shekels) moedas hebraicas de prata.)

JESUS diz que 10 pessoas dos quais receberam uma mina, cada um mestre ou senhor, ELE quiz testar sua fieldade, capacidade e seu caminhar como 'comissarios de bordo'. Tal como JESUS diz-nos, quando o mestre regressa do seu dever, ele recompensa o homem que fez bem:

Optimo! exclamou, " Fizeste bem. Foste fiel com o pouco que te confiei, e em recompensa sera's governador de dez cidades." (Lucas 19:17)

DEUS nao nos dara' mais dinheiro se no's nao formos pelo menos fieis com o dinheiro que ele ja' nos deu. Se uma pessoa nao pode cuidar de $500 por semana, porque DEUS dara' ao mesmo $5.000 por semana?

DEUS esta' interessado em construir seu REINO. Por isso ele confia seu fundos a pessoas que provam que serao bons servidores "comissarios de bordo" com esses fundos- ofertando quando DEUS lhes disser para ofertar. Essas pessoas nao desperdicarao sua procura em coisas inuteis; eles irao fazer orcamentos com seu dinheiro e serao responsaveis. Serao tambem bons servidores "comissarios" com seu tempo, relacoes e talentos. Esta e' a mensagem na parabola das minas.

JESUS faz um ponto similar na parabola dos talentos (veja Mateus 25:14-30). DEUS da' talentos a cada um de no's de acordo com as nossas capacidades e ele espera que usemos esses talentos para ELE e para SEU REINO. No's nunca veremos os poderosos milagres de DEUS a ofertar pobres servidores "comissarios de bordo"!

Na parabola das minas, JESUS disse a cada homem que recebera uma mina, "Faca negocio ate' que eu volte" (Lucas 19:13) Isso e' o que DEUS espera que no's facamos.

ELE espera que facamos negocio - negocio no REINO ate' que ELE regresse. Em Actos 2, encontramos o primeiro espirito, cristaos enchidos de tanto amor para com DEUS que vendem suas posses e coisas, distribuindo livremente a todos que precisam! Em resposta 'a sua generosidade, DEUS foi generoso com milagres! Eles abandonavam suas vidas para o plano de DEUS e proposito, e DEUS aplaudia do ceu esvaziando seu poder.

Na parabola de JESUS sobre as minas, porque e' que o mestre tirou uma mina do mau 'comissario' e deu para aquele que tinha dez?

Porque JESUS estava a recompensar o bom servidor "comissario de bordo"! Pobres (fracos) servidores "comissarios" perdem recursos; bons servidores "comissarios" recebem mais. Conceito muito simples este!!

Alguma vez voce ja se lamentou pelo facto que parece que o rico fica cada vez mais rico e o pobre fica cada vez mais pobre? E' melhor que se va' habituando a isso.

Tal como as parabolas mostram, a versao do que acontece no Reino de DEUS. O SENHOR da' mais 'aqueles que demosntram verdadeira credibilidade tal como meu filho demonstrou-me quando ele foi estudar para fora. Contrariamente, DEUS nao ira' dar mais a alguem que e' irresponsavel com o dinheiro ou a quem que nao sabe para onde o dinheiro vai.

Alguns crentes pensam que estao isentos de pensar em ser bons servidores "comissarios de bordo" porque eles nao dao muito valor. Eles falham em entender que ser fiel e' o que os leva com o pouco que dirigem a serem confiados com mais.

Sempre que da' um relatorio de noticia sobre alguem ganhando a lotaria ou que herdou uma grande quantia de dinheiro, eu escuto pessoas fazendo comentarios como este: " Rapaz, se eu recebesse uma heranca de 5 milhoes de dolares, eu daria um milhao a minha igreja!

Simmmmm!" Certo! O que os faz pensar em dar 20% de uma fruta caida da arvore ao SENHOR se eles nem estao dando os 10% do seu ordenado agora? E' porque eles pensam que mesmo assim irao ter imenso para eles mesmos.

Mas o coracao de um bom servidor "comissario de bordo" diz, " Com o que tenho agora, eu irei honrar o SENHOR. Eu encontrarei um meio de ofertar 20% (ou ao que o espirito lhe direcionar) agora."

E' a pessoa de coracao assim a quem sera' confiado com mais. Veja outra vez a parabola dos talentos em Mateus 25. Diz o homem, " ... reunindo os empregados, lhes entregou dinheiro para aplicarem por sua conta..." ( Mateus 25:15)

No's somos como esses empregados. DEUS nos entregou sua mercadoria. Nao somente o faz como nos confia com as medidas de riqueza material, mas ELE tambem nos da' outras coisas que sao preciosas. Ele nos entrega tesouros: oracao, as boas noticias sobre a salvacao e o poder de ajudar outras pessoas. Estas sao SUAS mercadorias preciosas que ele nos entrega e espera que as saibamos usar e distribui-las.

DEUS espera que sejamos bons servidores "comissarios de bordo" com seu povo do qual ELE coloca em nossos caminhos.

Tal como ja' vimos, ELE e' recompensador para os bons servidores "comissarios de bordo".

Voce ira' lembrar-se que JESUS diz-nos em Mateus 6 para construir tesouro para no's mesmos no ceu.

Entao deixe-me pergunta'-lo: Quanto tesouro esta' voce construindo no ceu? Quando voce for para o ceu, olhara' para tras aqui na terra e lamentara' o quanto tesouro voce construiu aqui, em vez de enviar para o ceu?

Um Servidor Fiel E Sabio

Justo antes da parabola dos talentos em Mateus 25, JESUS, falando sobre seu retorno inesperado, pediu uma pergunta pontiaguda:

" E's trabalhador sabio e fiel ao SENHOR? Confiei-te a administracao da minha casa, a alimentacao dos meus filhos dia apos dia? Portanto abencoado sera's se, quando voltar, te encontrar a fazer sempre fielmente o teu trabalho. Tais trabalhadores porei eu sobre o que tenho. Mas se fores mau e disseres contigo proprio que o SENHOR nao ha'-de voltar tao depressa e comecares a maltratar os teus companheiros, fazendo uma vida de luxo e libertina, o teu SENHOR, quando chegar sem aviso e sem que o esperes, castigar-te-'a severamente e te dara' a condenacao reservada aos fingidos, mandando-te para onde havera' choro e lamentos de desespero." (Mateus 24:45-47)

Que questao!! " quem sera' servidor fiel e sa'bio?"

JESUS pergunta a mesma questao hoje.

ELE diz que quando o PAI retornar, ELE quer encontrar seus "servidores" a fazer o bom trabalho com as coisas que ELE nos confiou.

Quando o SENHOR retornar, ELE ira' encontra'-lo a ser bom e fiel servidor?

Voce estara' fazendo o seu melhor com o que DEUS deu para voce?

Voce sabe para onde seu dinheiro vai todos meses?

Esta' dizimando, ofertando, testemunhando e orando?

DEUS e' fiel!

Abraco, Yola Tatiana Veiga Bastos

Sem comentários:

Enviar um comentário