sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O Nivel Mais Alto CAP. X - A NECESSIDADE, AVAREZA OU SEMENTE

O Nivel Mais Alto
CAP. X - A NECESSIDADE, AVAREZA OU SEMENTE
Onde usar dinheiro e' preocupante, existe um nivel mais alto por de tras da necessidade e da avareza. O nivel de uso mais alto do dinheiro e' a semente.
A linguagem que Paulo usa em 2 Corintios 9:6 - " Lembrem-se disto: o que semeia pouco, pouco tambem ceifara; o que semeia em abundancia, abundancia tambem ceifara'." - Esta e' a linguagem da semente.
Como voce ve o dinheiro que voce controla? Ve-o como esta' ai para encontrar sua necessidade? Estara' ai para satisfazer sua avareza? Ou voce o ve como semente?
Voce ira' entender melhor a verdade que estou tentando transportar, depois de voce ler as seguintes escrituras:
" Primeiro que me afastes da falsidade e da mentira. Depois, que nao me des nem pobreza nem riqueza. Da'-me o bastante para as minhas necessidades. Porque se ficar rico, corro o risco de esquecer-me de ti e comecar a perguntar: ' Mas afinal quem e' DEUS?' Por outro lado se vier a empodrecer, a miseria pode levar-me ao roubo e a desonrar o nome de DEUS." (Proverbios 30:8-9)
Note que o escritor diz ' que nao me des nem pobreza, nem riqueza.'
Isto, basicamente, e' necessidade(pobreza) ou avareza(riqueza).
Tal como eu ja' disse, e' onde todos no's somos testados em necessidade ou avareza. O autor sabio deste proverbio entendeu isso. Basicamente ele diz, ' Quero estar na mancha doce da sua provisao, SENHOR.'
E' possivel para DEUS providenciar todas as suas necessidades sem dinheiro? ELE mostrou a Elias que ELE pode:
"Os corvos traziam-lhe o pao e carne de manha e de tarde; e bebia a agua do rio." (1 Reis 17:6)
DEUS nao precisou de dinheiro para providenciar a Elias; ELE somente precisou de alguns passaros e a coisa maravilhosa,e' que os passaros nao somente trouxeram a Elias pao e agua, mas tambem a carne! Mais tarde no capitulo 19, vemos algo igualmente notavel:
" Deitou-se e adormeceu ali, debaixo do zimbro. Enquanto dormia, um anjo chegou-se, tocou-lhe e disse-lhe que se levantasse e comesse. Olhou em volta, e viu pao, que fora cozido sobre brasas, e um jarro de agua! Comeu, bebeu e tornou a deitar-se. (...) Levantou-se entao, comeu, bebeu, e aquele alimento deu-lhe forcas bastantes para uma longa marcha de quarenta dias e quarenta noites," (1 Reis 19:5-6,8)
O homem teve anjos a providenciar tudo para ele! Esta deve ter sido a primeria aparencia de anjos de comida. E assim tao bom e' o nosso SENHOR dos ceus.
Sem questao, DEUS e' cometido a encontrar nossas necessidades; mas e no's somos cometidos a usar nosso dinheiro como semente?
Pense num fazendeiro que tem um saco de sementes. Ele tem varias opcoes: Ele pode despejar o saco inteiro das sementes em farinha para pao e depois ter fe que alguem vira' e dar-lhe-'a outras para plantar ou ele pode usar algumas das sementes para o pao e o resto para semear.
Se ele semear essa semente, ele recebera' uma colheita muito maior que a semente original semeada.
No's ja' vimos Paulo a usar a metafora de semente para o dinheiro em 2Corintios 9:6.
Agora veja o que ele diz nos versos seguintes:

" Porque DEUS, que da' a semente para o lavrador plantar, e depois o fruto para se alimentar, tambem vos dara' os meios para que a vossa sementeira se multiplique em frutos de justica. Sim, DEUS vos dara' muito para que possam dar muito, para que pela vossa liberalidade, posta em accao por nosso intermedio, sejam dados louvores de gratidao a DEUS." (2 Corintios 9:10-11)

Note que nao diz que, ' DEUS fornece semente a quem guarda.' Mas fornece sementes ao semeador - dos quais esses dispersarao.

Eu ja escutei pessoas dizer, ' Claro, aquele homem e' ofertante, mas ele consegue suportar; ele tem o dinheiro.' Esse homem tem dinheiro porque oferta. DEUS fornece semente ao semeador.

Eu odeio dizer isto, mas existem pessoas muito preciosas para DEUS que ELE as quer abencoar, mas nunca irao ter esse dinheiro porque nao querem ter seus coracoes correctos.

DEUS nao fornece sementes para guardar, de acordo com este verso, ELE faz muito mais do que simplesmente fornecer a semente ao semeador:

" Porque DEUS, que da' a semente para o lavrador plantar, e depois o fruto para se alimentar..." (V. 10)

DEUS e' sempre atento 'as nossas necessidades materiais (por isso no's nao devemos ser). ELE quer que tiremos um pouco da semente que ele nos da' e nos alimentemos, mas o resto ELE quer que semeamos. ELE ainda promete mais para alem disso:

" (DEUS ira') fornecer e multiplicar a semente que voce semear e aumentar seus frutos de justica." (V.10)

Fornecer e multiplicar. DEUS e' o unico que pode fornecer a nossa semente; ELE e' tambem o unico que pode multiplica'-la. E quando ELE o faz, ELE tambem aumentara' seus frutos de justica.

Eu digo-lhe, se voce estiver desesperado em algumas areas da sua vida, voce ira' encontrar vitorias quando DEUS fizer um trabalho nesta area do seu coracao.

Eu acredito que o ofertante viva mais justo do que aquele que recebe. Porque?

Porque DEUS, prometeu, aumentar os frutos de suas justicas. Voce nao ficara' mais semeando egoismo; nao mais semeando avareza mas pelo contrario, semeando generosidade, carinho e amor. Tal como JESUS nos disse, quando damos estas coisas, iremos receber elas em retorno, " em boa medida, pressionadas e a transbordar" (Lucas 6:38)

Isto traz-me os tres principios fundamentais relacionados com a semente que voce precisa saber.

Eu so' fiz referencia ao primeiro, que e' :

Voce colhe aquilo que semeia.

Abraco, irmao(a) DEUS te abencoe.

Yola Tatiana Veiga Bastos

Sem comentários:

Enviar um comentário