terça-feira, 18 de agosto de 2009

Necessita Ou Quer? CAP. X - A NECESSIDADE, AVAREZA OU SEMENTE

Necessita Ou Quer?
CAP. X - A NECESSIDADE, AVAREZA OU SEMENTE
Sub-titulos:
  • Necessita Ou Quer?
  • O Nivel Mais Alto
  • Como Gerar Como
  • A Ordem Correcta
  • Multiplicacao
  • O Homem A Quem DEUS Pode Confiar

Seria impossivel escrever a Biblia baseada na oferta sem passar tempo em 2 Corintios 9. Esta e' uma das maravilhosas passagens em toda a Escritura sobre o poder e bencao que vem atraves da forma de viver com o Espirito a nos dirigir.

Nela existem verdades que sopram e neste capitulo apresento seu fundo.

Paulo estava prestes a enviar um casal de ajudantes a Corintios para buscar uma oferta especial do qual diziam querer ofertar 'a Igreja de Macedonia. No inicio destes versos Paulo diz, "Voces disseram que querem fazer uma oferta generosa, e eu tenho vindo a vangloriar-vos em outras igrejas. Nao embarassem voces mesmos nem a mim mesmo sem seguir profundamente esse desejo."

Basicamente, Paulo elogia-os por sua boa vontade de ofertar, e ele aproveita a oportunidade para ensina'-los algumas verdades sobre ofertar.

Paulo escreve:

"Lembrem-se disto: o que semeia pouco, pouco tambem ceifara'; o que semeia em abundancia, abundancia tambem ceifara'. Cada um contribua segundo propos no seu coracao. Nao como uma obrigacao, porque DEUS ama quem da' com alegria. DEUS pode bem abencoar-vos de tal maneira que tendo sempre, em tudo, aquilo que vos e' preciso, possam ainda ajudar generosamente os outros." (2 Corintios 9:6-8)

Mantenha estas palavras em sua mente, que sao direcionadas a um grupo de pessoas que estao proximas de fazer uma oferta de sacrificio. Sao ofertantes.

Paulo escreveu sobre direcao do Espirito Santo, comecando por declarar a lei mais basica de ofertar. " O que semeia pouco, pouco tambem ceifara'; o que semeia em abundancia, abundancia tambem ceifara'."

Esta e' a mesma verdade que JESUS comunicou em Lucas 6:38: "Se derem, receberao! A vossa dadiva vos sera' devolvida em medida atestada e sacudida para caber mais um pouco ate' deitar por fora. "

Lembre-se que esta promessa e' ofertar e nao criar a nossa motivacao para ofertar e tambem libertar-nos do medo e mostrar-nos a recompensa por ofertar.

A frase seguinte e' tambem importante, neste verso, nos e' dado a directriz primaria sobre ofertar. " Cada um contribua segundo propos no seu coracao. Nao como uma obrigacao, porque DEUS ama quem da' com alegria." (2 Corintios 9:7)

Voce e' a unica pessoa no universo que pode decidir qual sera' o nivel correcto para voce mesmo ofertar. E' entre voce e o Espirito de DEUS. Veja este mesmo verso na Nova e Internacional versao:

"Cada homem devera' ofertar tal como ele decidir em seu coracao, e nao sobre impulso ou relutamente, para o amor de DEUS um alegre ofertante."

DEUS nao esta' procurando por dizimos, ofertas e presentes que sao relutantes ou sobre impulso. A vida abencoada e' produto de ofertar alegremente.

Como e' que voce se torna um alegre ofertador? Existe somente um caminho: DEUS tem que fazer um trabalho em seu coracao. Tal como com as outras verdades que temos explorado ate' aqui, veem todas do coracao.

Eu aprendi uma licao de muito valor sobre ofertar alegremente durante o periodo remarcavel dos 18 meses quando ofertarmos nove carros. Ate' um ponto nesse tempo, alguem que sabia que tinhamos ofertado alguns veiculos, chegou perto de no's e disse, " No's temos um carro a mais e gostariamos de oferta'-lo anonimamente a uma familia que necessite."

No's aceitamos receber o carro e entrega-lo a uma familia necessitada, e assim eles transferiram os dados do mesmo para o nosso ministerio. Eu estava levando o carro para a casa da familia necessitada quando o motor do carro quebra. Eu tive que levar o carro para uma garagem e pagar por um novo motor. Eu lembro estar fazendo queixa e resmungando com DEUS sobre a situacao. Dizia," DEUS, porque e' que o motor nao estragou uns dias antes das pessoas trazerem o carro para minhas maos? Ou uns dias depois, depois de entregar 'a familia suposta? Porque tinha que acontecer logo nestes 3 dias em que esta' em minha posse?"

Eu recordo DEUS falar claramente para mim, "EU planeei desta forma meu filho. A pessoa que ofertou o carro nao tinha como arranja'-lo e a outra familia que recebera' tambem nao tem o dinheiro, mas a voce eu o abencoei financeiramente. Voce tem o dinheiro e o conhecimento que todo esse dinheiro pertence-me, EU planeei tudo direitinho."

Depois, DEUS disse algo mais para mim, " Filho, voce deveria estar grato porque te abencou-o financeiramente e porque te dou o privilegio de colocar um motor novo no carro dessa familia."

E de seguida, DEUS deu-me um aviso, dizendo, " Agora, se voce estiver cansado de abencoar outras pessoas, eu posso direcionar esses recursos para outro alguem."

Obviamente, eu arrependido disse ao SENHOR, "PAI, me perdoe. O dinheiro e' todo seu, obrigada por suas bencaos, em meu ser e em minha vida, e obrigado pela oportunidade e abilidade em colocar um motor novo nesse veiculo. "

Eu rapidamente, entrei de um ofertador com inveja e sobre compulsao, a um ofertador alegre. Claro, o estado natural de um coracao humano e' ser um ofertante invejoso. Mas quando temos o transplante de coracao que falamos no capitulo 6, e quando nos tornamos gratos, altruistas e generosos, somente ai e' que podemos ser ofertadores alegres.

Agora olhe no ultimo verso na passagem em 2 Corintios, note que Paulo disse, "DEUS e' capaz." (9:8) E' aqui que cada passo de fe' deve comecar. Voce tem que comecar a acreditar que DEUS e' capaz. Capaz de que? " Fazer que toda a graca abunde em sua direcao."

Deixe-me dar-lhe uma pequena licao nas nuancas e complexidades da lingua do aciente grego. A palavra grega traduzida " todo" nesse verso literalmente significa "todo". Nao e' fantastico?

Voce tem que saber que " DEUS e' capaz de fazer que toda a graca abunde em sua direcao." Com que frequencia? Sempre! Nao 'as vezes, nao em alguns dias, sempre!

DEUS e' capaz de fazer com que a graca abunde em sua direcao sempre. Quando semeamos abundantemente, a graca de DEUS flui em nossas vidas, em abundancia. Ultrapassa! E qual e' o resultado deste fluir de graca? Comecamos a ter o suficiente em tudo, sempre e em todas as coisas. Quanto o suficiente? Tudo!! (outra vez esta palavra) Suficiente em quantas coisas? Tudo!! ( e mais uma vez)

Esta e' uma escritura maravilhosa e verdadeira. Assim que voce oferta alegremente, DEUS e' abil a fazer que toda a graca abunde em sua direcao e assim voce sempre tera' o suficiente em todas as coisas. Porque? Pois que voce tenha em "abundancia por todo o bom trabalho." (V.8)

O verso 8 e' a promessa que liga com os versos 6 e 7. Toda a graca, abundancia e suficiencia sao directamente resultados de coracao alegre que semeia abundantemente.

Necessita ou quer?

Deixe-me oferecer-lhe algumas palavras sobre esta frase "todo o suficiente" (V.8). Eu acredito que a palavra suficiente refere-se 'as nossas necessidades. Tem a ver com ter a quantia suficiente.

Sempre que no's estamos prestes a dar uma oferta significante, nao e' raro ser atacado por medo de insuficiencia: Terei o suficiente? O que acontece se perco o meu trabalho? E se meu carro quebra?

Sempre que esses pensamentos veem, a primeira coisa que devemos lembrar e' que o dinheiro nao e' insuficiente em primeiro plano. Quando colocamos a nossa crenca em algo que nao DEUS, e' idolatria. E' idolo.

E' precioso o que DEUS relembra-nos nessa passagem, que se dermos livremente e olharmos para ELE, no's iremos ter o suficiente para nossas necessidades. Iremos ter o "suficiente em todas as coisas".

Claro, existe uma grande diferenca entre o precisar e o querer. Ao contrario de que alguns ensinam, DEUS nao promete satisfazer por caprichos ou por extravagancia.

Por de tras do nivel chamado suficiencia, existe o nivel chamado abundancia. E' a este nivel em que somos todos testados.

É coisa para ter o suficiente em encontrar todas nossas necessidades, mas a prova real de coração vem quando recebemos um pouco mais.

Este e' um ponto em que e' possivel passar sobre necessidade a avareza. Voce ve isso sempre que uma pessoa, que esteve a orar para deixar o cativeiro da divida, ganhar um bonus largo e inesperado.

'As vezes, nunca ocorre a esta pessoa, pegar um dinheiro extra e pagar a sua divida. Com um pouco de dinheiro extra nas suas maos, imediatamente pensa, " Agora eu posso comprar algo que eu realmente "preciso". - como um conjunto de golf novo!

Isto e' o que eu tento dizer quando somos testados em nossas necessidade, e somos testados na nossa avareza.

O teste da necessidade vem como o confiar em DEUS ser nossa suficiencia.

O teste da avareza vem como quando nos movemos por tras da suficiencia 'a abundancia.

DEUS traga abundancia e suficiencia na sua vida.

Abraco, Yola Tatiana Veiga Bastos

1 comentário:

  1. Apreciei muito o estudo. São coisas sérias e profundas sobre às quais Deus deseja ministrar aos nossos corações para nos ensinar sobre a fidelidade e generosidade. que Deus continue a usá-la neste projecto! God bless you!

    ResponderEliminar