sábado, 1 de agosto de 2009

Coisas A Procurar CAP. VIII - O DOM DE OFERTAR

Coisas A Procurar
CAP. VIII - O DOM DE OFERTAR
Sub-titulos
  • Coisas A Procurar
  • Palavra Aos Pastores
  • O Pecado Da Parcialidade
  • As Marcas De Um Doador
  • Conselho para Ofertantes (Doadores)

Muitas pessoas ficam surpreendidas quando descobrem que existe o dom espiritual em ofertar, do qual em tudo e' va'lido, tal como o dom de profetizar e ensinar.

No's temos tendencia a ler e escutar sobre varios dons espirituais. Mas por alguma razao, escutamos pouco sobre o dom de ofertar.

Mas o facto e' que e' mencionado em evidencia em Romanos 12:

"DEUS ofereceu a cada um a capacidade. Assim se DEUS vos deu a capacidade de expor os pensamentos de DEUS, entao facam-no de acordo com a vossa fe'. E se a outros DEUS deu a capacidade de servir de uma forma pratica os seus semelhantes, que o facam num verdadeiro espirito de servico. Se alguem tiver o dom de ensinar, que o faca com toda a dedicacao. Se um outro tem o dom de exortar, que a sua pregacao seja de molde realmente a encorajar. Se for uma pessoa com posses, reparta com liberalidade. Se DEUS lhe deu a habilidade de governar, faca-o responsavelmente. E se tiver o dom de ser bondoso para com os necessitados, deve faze-lo com alegria." (Romanos 12:6-8)

Esta passagem nos mostra sete dons motivadores. Normalmente sao chamados dons motivadores porque teem tendencia a identificar o que mais motiva quem tem o dom. Eu acredito que cada Cristao tem um destes como o seu primeiro dom. Claro que, um Cristao de espirito completamente funcional e completo deveria ter todos esses dons em operacao em varios graus. JESUS caminhou em todos os dons em completa medida.

No's, noutra mao, talvez tenhamos dois ou tres destes dons, que sao prevalentes em nossas vidas, mas um em particular sera' o maior dom motivante para no's. E' por isso que leva-nos a todos a trabalhar juntos em comprometer-mo-nos com o Corpo de Cristo.

Nos versos que lemos, encontramos profecia, ministracao (ou servir), ensinar, exortar, dar, liderar (ou administrar) e misericordia.

Estes sao sete dons motivacionais do Espirito. Aqui vai uma rapida definicao de cada um deles:

  • Profecia - revela os motivos do homem e procura conformidade na palavra de DEUS e em seu caminho.
  • Ministrar (ou servir) - encontra necessidades numa base pratica
  • Ensinar - a procura para fora e apresenta verdades biblicas
  • Exortacao - adverte ou encoraja os outros
  • Dar - encontra necessidades materiais, por vezes atraves de financas.
  • Liderar (ou administrar) - organiza ou lidera
  • Misericordia - enfatiza e mostra compaixao para com os outros

Muitas pessoas nao sao atentas aos versos que imediatamente seguem os que no's lemos. Romanos 12:9-15 que providencia informacao que correlaciona com cada dom.

Por exemplo, verso 9 fala a quem tem o dom da profecia: " Que o amor que mostrarem pelos outros seja autentico. Tomem sempre a posicao do lado do bem."

Isto e' o que alguem com motivacao de profecia faz; Detestam coisas que sao mal, eles agarram a ele que e' bom. Mas o ensinamento a eles atraves das escrituras e' " Deixe o amor ser sem hipocrisia." Noutras palavras, ame a todos, os bons e os maus.

O verso 10 fala sobre encorajar para os que tem o dom de servir: " Amem-se uns aos outros com uma afeicao verdadeira. Ponham os outros sempre em primeiro lugar." Esta e' uma optima descricao de alguem que serve com excelencia.

O verso 11 correlaciona com o dom de ensinar: " Nunca sejam preguicosos no vosso trabalho; sirvam o SENHOR com todo o fervor."

Professores tem tendencia a ser muito diligentes, mas o ensinamento para eles atraves das escrituras e' ser fervente quando ensinam a verdade que DEUS lhes da' atraves da escritura.

O proximo verso, que e' o verso 12, oferece instrucao a quem tem o dom de exortar: " Alegrem-se na esperanca de tudo, aquilo que DEUS tem planeado para voces. Sejam pacientes nas dificuldades, orando a DEUS de forma constante." Pessoas que sao exortadoras, sabem como alegrar-se, mas tambem sabem como ser paciente com as pessoas. Eles sao tambem maravilhosos intercessores - orando por pessoas em necessidade.

E o verso 13, encontramos o trabalho descrito para alguem com o dom de ofertar: " Quando os filhos de DEUS estiverem na necessidade, ajudem-nos. Sejam hospitaleiros." As pessoas que eu sei que funcionam no dom de ofertar sao verdadeiramente em amor para distribuir 'as necessidades dos santos. Eles sao tambem muito hospitaleiros, sempre abrindo suas casas para os outros.

Alguns ofertantes que eu sei construiram extra quartos nas suas casas, assim missionarios podem ficar com eles quando veem do campo.

O verso 14 correlaciona com lideranca ou administracao. E diz, " Se alguem vos prejudica e persegue por serem cristaos, nao os almadicoem; orem para que DEUS venha a abencoar essa pessoa."

Isto e' certamente algo que quem em lugares de autoridade fazem constantemente. Pessoas que lideram nao sao estranhos em ter pessoas que falem contra eles.

Finalmente, o verso 15 correlaciona com o dom de misericordia: " Quando os outros sao felizes, acompanhem-nos na sua felicidade. Se estao tristes, compartilhem a sua tristeza."

Voce nao tem que dizer aos outros que teem o dom de misericordia que chorem com os que choram; vem naturalmente. Mas voce por vezes tem que ensinar eles a se alegrar com os que se alegram.

Coisas A Procurar

Tal como voce sabe, eu e minha esposa, pela graca de DEUS, temos sido usados na area de ofertar por muitos anos. Eu ja compartilhei sobre uma remarcavel temporada onde fomos capazes de ofertar 8 carros em 18 meses.

E agora enquanto escrevo, estamos em 14 carros ofertados e contados.

Abencoar pessoas e' divertido ( e um habito formado!).

Desde esses tempos, no's fomos capazes de ofertar a nossa primeira casa. Tivemos temporadas em nossas vidas em que ofertamos 70% de nossos salarios. E em tres ocasioes diferentes das nossas vidas, tivemos o privilegio de ofertar tudo que tinhamos. ( Eu irei partilhar alguns detalhes sobre o mais recente destes tempos no capitulo final deste livro.)

Por favor entenda, eu nao estou dizendo nada disto para vangloriar-me. Eu nao estou interessado em dar tapinhas em minhas costas. Eu estou interessado, sem duvida, em fazer com que voce saiba que vivi os principios que eu partilho com voce. Isto nao e' teoria comigo - E' vida real.

Porque somos capazes de caminhar na area de ofertar por muitos anos, no's aprendemos muita coisa. Aprendemos muito sobre aqueles que operam no dom de ofertar e aprendemos muito sobre como as pessoas respondem a esses que teem o dom de ofertar.

Eu recordo por um instante, uma vez que o SENHOR falou connosco sobre ofertar $1.000 a alguem de nossos conhecimentos que tiveram uma necessidade. Quando demos a eles o dinheiro, a resposta deles foi, " Claro, $1.000 para voces e' como $100 para muitas pessoas."

Implicava que no's teriamos mais dinheiro do que sabiamos ao certo o que fazer com o mesmo, e ofertar esses $1.000 nao era um sacrificio para no's.

Isso magou-nos bastante, e no's nao entendiamos o porque deles fazerem esse comentario.

No's somente ofertamos $1.000. Mas porque que a resposta deles nao foi,

" Muito obrigada!"??

Porque que eles disseram," Claro $1.000 para voces e' como $100 para muitas pessoas."??

Nao era verdade, claro.

Um milhao de dolares tem o mesmo poder de compra sem ter em conta que o segura. Mas frequentemente temos a tendencia a pensar sobre as pessoas que DEUS abencoa financeiramente.

Testemunhos como deste casal, fez revelar insensatez, ingratidao e pensamentos errados sobre o dinheiro.

Relembra-me outro casal que estava a par da nossa reputacao como generosos ofertantes. Todas as vezes que estavamos perto deles, eles comecavam a atirar frases sobre as suas necessidades financeiras. Quando parecia que no's nao estavamos a pegar as sugestoes deles subtis, eles ficavam descarados, claro que no's estavamos a pegar as sugestoes subtis deles; mas nao tinhamos intencoes de responder a manipulacoes.

Eu relembro uma ocasiao quando um deles me disse, " E', no's este mes estivemos apertados com nossas despesas, mas claro que voces, voces dois nao saberiam nada sobre isso."

Claro que sabiamos muito bem o que era ter um mes demais no fim do nosso dinheiro.

No's tivemos experiencias em que tivemos que confiar DEUS nas nossas necessidades basicas. Ate' mesmo pessoas que teem sido abencoadas tremendamente por DEUS financeiramente, continuam a ter tempos em que teem complementos.

A infeliz verdade e' que, se voce operar no dom espiritual de ofertar, voce de certeza ira' encontrar o mal- agradecido (ingrato), o insensivel ou o manipulador. Vem com o territo'rio.

DEUS e' amor!

Abraco, Yola Tatiana Veiga Bastos

Sem comentários:

Enviar um comentário