quarta-feira, 26 de agosto de 2009

CAP. XI - DEUS RECOMPENSA GENEROSIDADE

CAP. XI - DEUS RECOMPENSA GENEROSIDADE
Sub-titulos:
  • Confrontando Suas Fraquezas
  • Extravaganca Para DEUS
  • A Escada Da Generosidade
  • O Proposito Para Cada Oferta
  • A Inevitavel Recompensa
  • Quando Voce Oferta Extravagantemente

Joe teve um problema, entao dirigiu-se ao seu Pastor. ' Pastor estou com um problema nestes ultimos dias em dizimar', ele confessou.

" E qual o problema nisso?" pergunta o Pastor. " Bem, regressando aos tempos em que fazia $50 por semana, eu dizimava $5, o que nao era complicado. E quando eu fazia $500 por semana, eu dizimava $50, do qual tambem estava tudo bem. Mas agora que faco $5,ooo por semana, estou tendo dificuldades porque um dizimo de $500 e' muito dinheiro! Poderia orar por mim, pastor?" "Claro," diz o pastor, " vamos orar! Pai, por favor reduza o ordenado do Joe de volta para $500 por semana e assim ele podera' honrar-te com seu dizimo."

Isto foi uma piada, claro.

Mas e' uma piada que fala sobre pessoas comuns que caem na armadilha de pensar sobre ofertar ou dizimar para DEUS.

Sempre fara' sentido ser generoso para DEUS (ou em sua direccao) porque ELE sempre e' generoso para connosco (ou em nossa direccao).

Actualmente, ELE e' mais do que generoso no seu amor em nossa direccao, ELE e' extravagante.

Eu quero mostrar-lhe um monte de extravagancia vinda de uma mulher que seu amor era em direccao ao SENHOR.:

" Seis dias antes do comeco das cerimonias da Pascoa, JESUS chegou a Betania, onde morava Lazaro, a quem tornara a dar vida. Fizeram um jantar em honra de JESUS; Marta servia 'a mesa e Lazaro estava ali sentado com ele. Entao Maria pegou num vaso de perfume caro feito de essencia de nardo e deitou-o sobre de pes de JESUS enxungando-os com o cabelo; toda a casa se encheu daquele belo cheiro. Mas Judas Iscariotes, um dos discipulos, aquele que o iria trair, comentou: 'Este perfume valia uma fortuna. Melhor teria sido vende-lo e dar o dinheiro aos pobres.' Falava assim, nao porque se preocupasse com os pobres, mas porque estava encarregado do dinheiro dos discipulos e costumava servir-se dele em seu beneficio proprio. JESUS respondeu-lhe: ' Deixem-na. Ela fez isto como preparacao para a minha morte. Sempre terao pobres para lhes valer, mas eu nao estarei convosco muito mais tempo.' " (Joao 12:1-8)

Que historia maravilhosa! Que contraste grafico de dois coracoes. Num lado, temos o coracao maravilhoso de Maria e por outro lado, o coracao de Judas. Como essencia temos generosidade e egoismo expostos no mesmo incidente.

Lendo esta passagem, faz com que faca algumas questoes: Porque Maria fez isso? Porque um presente tao extravagante, generoso para o SENHOR? Trezentos denarii era uma quantia enorme de dinheiro, basicamente o equivalente a um ano inteiro de salario. O que parece muito dinheiro para mim talvez nao pareca muito para um milionario. Mas um ano de salario e' um ano salario, nao importa o que voce e'.

Para sentir a magnitude deste presente, imagine-se entregando todo o seu vencimento anual num oleo perfumado. Agora imagine-se a colocar esse oleo nos pe's de alguem. Voce nunca mais vai ter esse oleo de volta, foi-se todo! Que acto extraordinario. E agora vem a questao, porque?!

Uma questao adicional vem-nos 'a mente quando lemos esta passagem: Porque Judas ficou tao insatisfeito com a atitude? Nao era o seu dinheiro.

Sublinha o facto, que sempre que voce encontrar generosidade, ira' encontrar egoismo tentando controlar.

Foi verdade nesta situacao, e e' verdade nos nossos coracoes. Cada um de no's tem que olhar bem no fundo de no's mesmos e fazer as seguintes questoes:

Eu sou generoso ou sou egoista?

Qual dos dois tem maior balanco em minha vida?

Aqui esta' o egoismo que trabalhou no coracao de Judas, e manifesta-se nos seus comentarios sobre a oferta de Maria. Veja de novo a Palavra do SENHOR no comentario sobre Judas:

"Falava assim, nao porque se preocupasse com os pobres, mas porque estava encarregado do dinheiro dos discipulos e costumava servir-se dele em seu beneficio proprio." (Joao 12:6)

Ele nao quis saber dos pobres. Ele era ladrao! Judas pretendia dar entender que pensava nos outros enquanto ele pensava era so' nele mesmo. Esta e' uma tactica que muitos outros durante toda a historia vao imitando. E' a farca mais velha para os egoistas. Por isso e' que nos parece familiar.

Eu relembro uma vez estar a conduzir meu carro com alguem e passar por uma casa grande e muito bonita, era de uma pessoa que eu conhecia e que era crista que prosperou devido a seguir os principios biblicos e ofertando generosamente.

Eu apontei para a casa ao meu companheiro de viagem e mencionei a fe' do dono.

A resposta dele foi ' Bem, ele podia vender essa casa e dar o dinheiro aos pobres.'

Claro, a pessoa que fazia este comentario vivia numa casa que muitos em toda a populacao mundial nem conseguiam sonhar; mas adivinhe?!

Ele nao tinha intencoes em vender sua propria casa e ofertar o dinheiro para Life Outreach International.

A horrenda verdade e' que ele nao queria saber dos pobres. Ele somente sentia-se ressentido pelo facto de alguem ter uma boa casa como ele. O espirito de compaixao nao atingiu seu comentario mas o espirito da inveja sim.

Este espiritualismo falso manisfesta-se em formas diferentes mas em comentarios similares.

Veja se alguns destes parecem-lhe familiares:

" Como e' que uma pessoa em boa consciencia conduz um carro tao caro?"

" Claro que ela poderia ter ajudado um monte de pessoas em vez de comprar esse barco."

ou entao o meu favorito

"Eu sem duvida poderia fazer bom uso com o dinheiro que eles gastam nas joias"

Comentarios como estes sao puramente egoistas e invejosos vestidos como superiores religiosos; e e' tao nojento.

Isto e' exactamente o que Judas fez naquele dia. Ele viu um ano a ser perdido por um oleo, em vez de colocarem esse dinheiro na sua caixa de ofertas e assim ele poderia ter partido sobre.

Isto basicamente foi como Judas viu o acto de sacrificio em adoracao de uma mulher grata, como uma perda.

Eu gostaria de saber se a este ponto, Judas apercebera-se que JESUS nao queria estabelecer um Reino terrestre e faze-lo um "grande queijo" dentro dele.

Mas se sim, e se ele estava a trabalhar por tras com os oficiais religiosos que queriam JESUS morto, e' possivel que Judas sabia que JESUS em breve seria morto. Nesse caso, Judas deveria assumir que todo aquele dinheiro na caixa viria a ser para ele guardar.

Deixe dar-lhe um termo contemporaneo para essa caixa de dinheiro.

E' a caixa das ofertas! Esta caixa de dinheiro era carregada para as pessoas ofertarem para suporte do ministerio de JESUS.

E JESUS deveria usar o dinheiro para abencoar outras pessoas - e Judas estava a roubar!

Claro, no's pensamos que isto e' ultrajante. Nao podemos imaginar ninguem com o nervo de roubar a JESUS.

Mas pense sobre isto: No capitulo 3 deste livro, lidamos com o subjectivo do dizimo, vimos que DEUS repreende aqueles que o roubam em dizimos e ofertas. (Veja Malaquias 3:8)

E' possivel que simplesmente como Judas roubou o SENHOR tirando dinheiro da caixa das ofertas, no's temos sido culpados em roubar o SENHOR por falharmos em colocarmos na caixa de ofertas aquilo que correctamente e' DELE em primeiro lugar?

Eu sei que parece pesado, mas e' muito facil para o cristao operar muito mais como Judas do que como Maria.

Eu suspeito que Judas seguia JESUS porque queria ver o que JESUS podia fazer por ele.

Como membro dos anti-romanos, ele estava 'a procura de uma posicao saliente no reino que poderia solta'-lo das algemas de Roma.

Mais do que outro qualquer, Judas saia com JESUS baseado em ' O que existe aqui para mim?' ( What Is In It For Me?) or W.I.I.F.M - o Principio.

E quando mais tarde Judas veio a entender que JESUS nao iria pelo caminho que ele desejava, ele traiu-o.

Claro, que isto nao e' diferente de muitas pessoas nos dias de hoje.

Eles seguem DEUS baseados no principio W.I.I.F.M em vez de estarem focados no que podem fazer por e para DEUS.

E quando ELE os 'desaponta', quando ELE nao vem ao encontro das suas necessidades da forma que desejam, eles ficam chateados e desistem de ir para a igreja.

Ser Egoista e' por natureza, nao querer saber de nada e de ninguem a nao ser de si proprio.

Uma pessoa egoista ira' vender seu amigo ou amigos se assim lhe for conveniente para que possa alcancar o que deseja; e uma pessoa egoista sempre encontrara' boas razoes para nao ser generoso.

E' exactamente o que Judas fez, " Ei, nao gaste esse perfume caro em JESUS. Podemos torna'-lo em dinheiro e ofertar para os pobres!"

Tal como Judas fez, egoismo tenta alcancar o foco egoista e atraves da extravagancia dos outros.

Egoismo conduz-se de boas casas e critica a vida de pessoas abencoadas.

Egoismo sempre olha depois dele apontando para outra pessoa.

DEUS te abencoe irmao(a)

Abraco, Yola Tatiana Veiga Bastos

Sem comentários:

Enviar um comentário