domingo, 9 de agosto de 2009

As Marcas De Um Doador CAP.VIII - O DOM DE OFERTAR

As Marcas De Um Doador
CAP.VIII - O DOM DE OFERTAR
Claro que, para toda verdade do SENHOR, satanas tenta oferecer uma falsificacao disturpada.
Por exemplo, eu acredito que DEUS tentou restaurar a verdade sobre ofertar nas igrejas nos anos 1980's. Mas satanas disturpou essa verdade; por isso vemos imensos ministros explorar pessoas e ganhar grandes quantias de dinheiro para seu proprio prazer.
Os abusos estao 'a vista para todo o mundo ver.
Sim, DEUS quer abencoar seu povo, mas para os propositos correctos.
Tal como vimos antes, o dom de ofertar e' um dos sete dons motivacionais.
Se esses dons sao regularmentes distribuidos pelo povo de DEUS, aproximadamente 15% dos crentes teem o dom.
Algumas pesquisas mostram que somente 5 a 7% dos cristaos acredita que teem o dom de ofertar.
Porque isto? Sera' porque nao temos o reconhecimento valido das nossas igrejas? Sera' porque nao honramos o povo que tem o dom, nem encorajamo-os, nem equipamo-os?
Deixe-me descrever os sinais classicos de um crente com o dom de ofertar e a forma de voce poder reconhecer no seu proprio coracao e no coracao dos outros.
E tambem quero ajudar os pastores a reconhecer este dom no seu povo e serem capazes de equipa'-los para que possam operar neste dom, para a construcao da igreja.
  • Pessoas com o dom de ofertar respondem a uma forte visao com objectivos bem claros. Querem que seu dinheiro conte; querem ver ministerios e ministros sobre principios financeiros; querem investir em ministerios e ministros que sao optimos "comissarios de bordo" e que mostram sucesso quando utilizam bem os fundos que DEUS lhes da'. Eles sao literalmente investidores do Reino. E como bons investidores, eles querem colocar seu dinheiro em bons ministerios dos quais efectivamente sao confiados a eles. Isto e' muito importante para eles.
  • Ofertantes (doadores) podem ser homens ou mulheres. Eu sei de um homem da minha igreja que e' bem sucedido financeiramente, mas a sua esposa e' quem tem o dom de ofertar. Agora, ele tambem ama ofertar, mas e' ela que escuta o SENHOR atraves de revelacao na area de ofertar. O dom motivacional dele e' lideranca, onde DEUS o usa para produzir bencaos financeiras. E assim ela usa o seu dom de ofertar para distribuir essas financas tal como o SENHOR fala a ambos. Agora, claro, cada um deles teem outros dons tambem, mas estes sao fortes dons motivacionais com eles. Fazem uma equipa brilhante.
  • Pessoas que teem o dom de ofertar teem o discernimento que os permite determinar necessidades genuinas. Lembre-se, estamos falando sobre dons espirituais que veem de DEUS. Por isso, pessoas com o dom apercebem-se de manipulacao mais rapido que outro alguem e por meios naturais. Eles sao capazes de olhar para ministerios e missionarios e determinar onde necessidades genuinas sao e como utilizar o dinheiro. Pessoas com o dom de ofertar sao optimos para servir em comites missionarios, comites de benevolencia, porque teem a habilidade em determinar verdadeiras necessidades que sao dignas de investimento pela igreja.
  • Pessoas com o dom de ofertar sao bastante moderados mas tambem bastante generosos. Deixe-me explicar. A um tempo atras, tive que aconselhar amorosamente um homem com o dom de ofertar que estava fora do balance neste ambito. Ele poderia jovialmente ofertar milhares de dolares como o SENHOR indica-se-o, mas depois voltar-se-ia para os recibos de lojas da sua esposa e estuda-los-ia atenciosamente para ver se nao fazia gastos desnecessarios. Estava somente a deixar que a moderacao que vem naturalmente viesse para fora num doador fora do equilibrio. Porque ele nao entendia varias coisas na area de ofertar, ele nao se apercebia que estava a ser generoso para com estranhos mas mesquinho para com a pessoa mais importante na sua vida. Nunca esquecer, pessoas com este dom tem sempre tendencia a verificar para onde vai o seu dinheiro. Eles gostam de orcamentos e entendem os principios sobre as financas muito bem. A maior alegria para eles vem quando encontram as necessidades onde possam ajudar.
  • A pessoa com o dom de ofertar deseja ser apreciada mas nao reconhecida. Eles nao querem seu nome em nada; nao querem ser elogiados em frente de toda igreja por causa de sua oferta; nao querem nenhum reconhecimento por causa de sua oferta; mas gostam de saber que sua obidiencia e sacrificio sao apreciados. Um coracao agradecido percorre por longo, mas longo caminho.
  • Pessoas que teem o dom de ofertar querem investir num barco estavel, nao num navio em declinio. Quando um ministro na t.v. diz, 'Se voce nao ofertar, sairemos do ar.' pessoas com o dom de ofertar teem tendencia a desqualificar esse ministerio. Mas por outro lado, quando um ministro na t.v. credivelmente mostra que actualmente ajuda pessoas, da' de comer pessoas, cuida e mostra o verdadeiro caminho para a salvacao para pessoas - os que teem o dom de ofertar estarao a favor desse ministerio. Quem tem o dom de ofertar nao quer investir seu dinheiro em ministerios em declinio ou ate em ministerios que fazem calculos aproximados. Eles querem que seu dinheiro seja manipulado de maneira prudente e que assim possam apreciar excelencia e qualidade. Um ofertante fiel disse-me que se a cabeca de um ministerio ou organizacao tiver mentalidade pobre ou a errada perspectiva sobre dinheiro, ele nao quer investir nesse ministerio. Ele escolhe investir em ministerios onde ve que o lider demonstra abilidade para assegurar grandes quantias de dinheiro de forma prudente e de maneira sabia.
  • Ao contrario do crente comum, pessoas que verdadeiramente teem o dom de ofertar nao querem controlar seu dinheiro depois de o terem ofertado. Se voce encontrar uma pessoa que tenta controlar atraves do dinheiro que ofertou, voce pode ter certeza que ele nao esta' operando atraves do espirito do dom de ofertar. Pessoas com o dom, querem ofertar generosamente, e tal como ja' disse, eles precisam saber que seu dinheiro vai ser bem dirigido. Mas nunca irao querer controlar ou manipular o dinheiro. Maioria das vezes, irao ofertar em ministerios que tem lideres fortes com uma visao forte. (so' uma nota aos pastores aqui: voce obviamente precisa respeitar e apreciar pessoas que teem este dom, mas nao pode ministrar a qualquer um com quem voce se impressiona ou que o intimida. Tal como ja' disse, ofertantes com riqueza querem ser tratados como qualquer outra pessoa).
  • Pessoas com o dom de ofertar nao querem ser "tapa ferida" (adesive), querem ser a cura. Por outras palavras, nao querem que seu dinheiro somente providencie por curto tempo e fixo de alguma coisa do qual se quebrara' de novo. Eles querem trazer as ultimas solucoes para as situacoes.
  • Pessoas com o dom de ofertar, querem dar mais do que dinheiro, querem dar seu tempo, seu talento e sua sabedoria. Muitos ofertantes sao talentosos. Judson Cornwall chama-os " Apostolos no mundo do negocio ". Na nossa igreja existe um homem com o dom de ofertar do qual salvou-nos milhares de dolares na nossa terra e em aquisicoes de construcao. Ele tem uma tremenda sabedoria e discernimento nesta area e seu conselho e' muito valioso; mas, tambem tem sabedoria em outras areas. Por exemplo, ele e' muito valioso tambem pelo dom de profetizar sobre a palavra da Biblia e na lideranca na area de missoes. Em facto, recentemente ele ajudou uma igreja em Odessa, outra na Ukrania, a elaborar seu padrao de governamento. Eu descobri que pessoas com o dom de ofertar gostam de ver sua experiencia e pericia postas em trabalhos para o Reino de DEUS. Eles querem oferecer conselhos sabios 'a igreja que amam e apreciam. Na mesma linha, se voce rejeitar sua sabedoria, conselho ou experiencia, provalvelmente eles encontrarao outro ministerio que queira.
  • Pessoas que teem o dom de ofertar frequentemente sao lideres dotados. A sua abilidade para liderar e' frequentemente a razao que os leva a ser tao bem sucedidos.
  • Tal como ja constatei, pessoas com o dom de ofertar nao apreciam serem postas para baixo ou ser criticadas por terem uma vida bem sucedida. ( Quem aprecia ser criticado injustamente?) Se um crente rico tem uma casa grande, ele olha para ela como um investimento, uma da qual produz riqueza que ele por fim podera' usar no Reino de DEUS. O salario que DEUS os abencoa talvez lhe de a possibiliadade e a abilidade para conduzir bons carros e possuir boas roupas. Para eles, nao e' sobre extravaganza ou aparencia, mas sim disfrutar de alguns dos frutos das bencaos de DEUS. Em algumas ocasioes, eu ja escutei pastores criticar e generalizar sobre pessoas de grandes posses, aparentemente eles ridicularizam pessoas que DEUS abencou com o dom de ofertar. Por vezes, essas pessoas que sao criticadas ja' ofertaram uma percentagem dos seus salarios tao grande que o pastor nunca conseguira sonhar alguma vez em ofertar.
  • Pessoas bem sucedidas com o dom de ofertar nao querem falar de dinheiro toda a hora. Eu sei de pastores que sempre que estao no meio de pessoas com o dom de ofertar querem conversar sobre dinheiro. Eu descobri que nao e' o assunto do qual desejam conversar. O dinheiro para eles nao e' uma ferramenta - nao e' algo para adorar, obecado sobre ou analisar a todo o momento. Pergunte sobre suas familias. Tente saber como estao seus filhos, converse sobre o que ambos teem visto no mundo nos ultimos dias. Quando voce estiver perto de alguem com o dom de ofertar, fale sobre qualquer coisa mas nao sobre dinheiro.

Palavra da Salvacao, DEUS esta' em no's!

Abraco, Yola Tatiana Veiga Bastos

Sem comentários:

Enviar um comentário