sábado, 4 de julho de 2009

O Quadro Maior CAP.VI - LEVA-NOS A UM TRANSPLANTE DE CORACAO

O Quadro Maior
CAP.VI - LEVA-NOS A UM TRANSPLANTE DE CORACAO
(Sub- titulos)
  • O quadro maior
  • O coracao egoista
  • O coracao lamentado
  • Mais cirurgia de coracao
  • Um trabalho final do coracao
  • Lamento ou gratidao
  • Bencaos de amendoin

Eu penso que Lucas 6:38 e' um verso maravilhoso da escritura. Mas tambem estou convencido que e' um dos mais frequentes versos mal aplicados e de menos entendimento da Biblia.

As suas palavras sao bastante familiares para os Cristaos e talvez voce as tenha na memoria:

" Se derem receberao! A vossa dadiva vos sera' devolvida em medida atestada e sacudida para caber mais um pouco ate' deitar por fora. A medida que usarem para dar, seja ela grande ou pequena, sera' a mesma com que se medira' o que vos for dado de volta." (Lucas 6:38)

Um dos maiores erros que as pessoas fazem acerca deste verso e' assumir que JESUS fala somente sobre dinheiro. Na verdade, ELE revela-nos o principio que se aplica a todas areas da nossa vida. Isto comeca a ser como cristal limpo se voce olhar para o largo conteudo do verso.

Por um instante leia os versos anteriores 36 e 37 : " Sejam compassivos como o vosso PAI e' compassivo. Nao julguem e nao serao julgados. Nao condenem e nao serao condenados. Perdoem e serao perdoados." (Lucas 6:36-37) E' Somente quando JESUS diz:" Se derem, receberao!" (V.38) Sim, este principio aplica-se ao dinheiro, mas voce tambem pode dar perdao. Voce pode dar misericordia. Voce pode dar entendimento. Voce pode dar paciencia.

JESUS simplesmente esta' a falar do imenso principio de ofertar. Seja o que for que voce der, sera' dado de volta na medida "atestada, pressionada, sacudida para caber mais um pouco ate' deitar por fora." (Lucas 6:38)

Para capturar o verdadeiro significado desta verdade, voce precisa saber mais sobre os termos " medida atestada", "pressionada", "sacudida" e a "transbordar" e ao que se referem. Na realidade estes sao termos agricolas.

De acordo com as instrucoes no Novo Testamento, os agricultores deixavam graos nos cantos de seus campos para os pobres. Em cada ano na altura de colheita, havia dois tempos de colheita no campo: a primeira colheita no meio do campo para aqueles que eram pagos por trazer a colheita e o outro, para as pessoas pobres dos cantos dos campos que colhiam para que pudessem alimentar-se a si proprios e 'as suas familias.

Primeiramente as colheitas feitas no meio do campo eram recolhidas para um cesto e carregadas para o celeiro ou vagao. Depois despejavam-nas e voltavam para o campo para encher a cesta de novo. Para estes trabalhadores nao fazia muita diferenca a quantidade que o cesto levava, estes eram pagos 'a hora, por isso nao se importavam. Somente precisavam de manterem-se ocupados ate que toda a colheita estivesse no celeiro.

Mas este nao era o caso para os pobres, que trabalhavam nos cantos dos campos. Esse campo para eles era perto e no meio do nada junto de suas casas. Talvez tinham que andar algumas milhas. Fosse qual a quantidade que encontrassem nos cestos seria a quantidade que alimentariam as suas familias. Eles tinham incetivos de vida e morte para que enchessem o maximo possivel os cestos.

Se voce estivesse nessa posicao, voce primeiro certificava-se se teria colocado o suficiente em boas medidas ou somente metade do cesto e assim voce poderia tentar compressar os graos para criar mais espaco e depois de encher o cesto voce certificava-se em xaculhar os graos a fim de tapar espacos de ar entre os mesmos.

Uma coisa e' receber um cesto de grao de graca, outra coisa diferente, e' receber com uma boa medida, pressionado e xaculhado muito bem.

Por isso o SENHOR escolheu usar estes termos. ELE sabia que seus ouvintes em Israel instantaneamente conectariam-se com o ponto que ELE tentara chegar.

O que ELE dizia e' que nao importa o quanto ofertas, voce ira' receber em retorno muito mais do mesmo. Este e' um principio universal de DEUS. Voce sempre recebe de volta mais do que voce oferta.

Pense nisto neste sentido. Quando voce oferta uma semente de maca plantando-a, voce nao recebe em retorno uma semente. Depois de um tempo voce recebe uma arvore de macas, e cada maca tem varias sementes. Voce recebe tanto mais do que o que voce ofertou.

E' aqui que muitas pessoas agem mal em relacao a esta passagem da escritura. Assim que voce entende a verdade maravilhosa da mesma, ai estara' um desejo tremendo de fazer a sua motivacao para ofertar.

Muitos pregadores e professores actualmente caem nesta armadilha e depois encorajam outros a fazer o mesmo.

O principio "dar e sera' dado a voce" e' ser nossa recompensa nao nossa motivacao. Por isso JESUS procede com esta promessa dizendo, " nao julgue e nao sera' julgado, nao condene e nao sera' condenado, perdoe e voce sera' perdoado." (Lucas 6:37).

Este contexto coloca esta promessa numa luz bem sossegada. Se voce transmite julgamento, assim sera', retornara' a voce, em boa medida, pressionada, xaculhada e a transbordar.

Se voce der condenacao, assim retornara' a voce, em boa medida, pressionada, xaculhada e a transbordar. Trabalha para ambos os lados!

As boas noticias sao, se voce der perdao, em abundancia de perdao sera' dada de retorno a voce. Se voce semear amor, voce recebera' uma colheita que inunda.

Este e' um principio fundamental no REINO DE DEUS. E' a verdade que eu tenho escutado chamarem a lei da reciprocidade. Mas aproximada a um caminho balancado e' muito mais um problema do coracao.

O problema basico que tenho com a maioria do ensino, escutei em Lucas 6:38 e' o material ganho que e' representado como motivo de ofertar.

Como voce acha que DEUS se sente quando ve o pregador levantar-se e dizer,"Vamos la'!De ao SENHOR, e voce recebera' mais de volta! Isto e' um optimo negocio!" ??

Tal como eu ja apontei, e' verdade que voce nao pode dar DEUS para fora. O principio da reciprocidade aplica-se para o dinheiro por inteiro tal como ao julgamento e perdao. Mas nao existe nada na escritura que diz que devemos fazer ganho pessoal para motivo de nossa oferta.

Como DEUS devera' sentir-se quando seu povo somente fica radiante sobre ofertar ao seu REINO quando os mesmos são chicoteados num furor por enriquecer promessas rápidas? Voce pensa que DEUS alguma vez disse, " Rapaz, se somente meu povo pudesse alcancar a visao de ter mais coisas" ???

DEUS nao nos quer a alcancar a visao de receber ELE quer que tenhamos a visao de ofertar.

Sim, tal como fazemos, receberemos muito mais em retorno e DEUS nao esta' contra no's por temos boas coisas. Pelo contrario, ELE ama ver seu povo abencoado, mas motivos e' simplesmente tudo!

Tal como Proverbios 16 diz:

"Podemos pretender provar que temos razao. Mas DEUS convencer-se-'a disso?" (Proverbios 16:2)

E Tiago directamente confronta a situacao:

"Ou entao quando pedem, nada recebem porque fazem-no com ma's intencoes, pedem com o fim de satisfazer os vossos apetites." (Tiago4:3)

Quando se pede favores a DEUS e operando em linha com os principios do seu REINO o que importa e' um coracao motivado.

O Quadro Maior

No's descobrimos que se regressarmos alguns versos em Lucas 6:38, comecamos a ver as mensagens numa luz diferente. Bem, conseguimos mais contexto e perspectiva se voltarmos ainda mais um pouco. Comecemos pelo verso 30:

"Deem o que tem a quem vo-lo pedir; e quando vos levarem as vossas coisas, nao se preocupem se as tornam a entregar ou nao. Tratem os outros como querem que os outros vos tratem. Pensam que merecem elogios so' por amarem os que vos amam? Isso ate' os maus fazem! E se fizerem bem somente ao que vo-lo fazem, tambem sera' isso coisa tao extraordinaria? Ate' os pecadores procedem assim. E se emprestarem dinheiro so' a quem vos puder pagar a divida, que bondade ha' nisso? Ate' os mais perversos emprestam aos da sua especie para depois terem tudo de volta. Amem os vossos inimigos! Tratem-nos bem! Emprestem-lhes! E nao se preocupem por eles vos pagarem, porque, assim a recompensa que receberem do ceu sera' muito grande e estarao a proceder verdadeiramente como filhos do ALTISSIMO; Porque ele e' bondoso tambem com os ingratos e com os perversos." (Lucas 6:30-35)

Agora temos o melhor contexto do familiar, " Se derem, receberao!"(V.38) Nao por coincidencia, esta passagem comeca com as palavras " Deem o que tem a quem vo-lo pedir;"(V.30)

Ambos versos, comecam com a palavra "DAR" e pode nos ajudar a alcancar a revelacao de ofertar.

Tal como eu ja tinha sugerido, o que preocupa-me na forma das pessoas pregarem Lucas 6:38 e' como e' apresentado o material tal como motivo para ofertar em vez de propriamente a atitude da oferta.

A mensagem de JESUS e' "Ofertar, Dar!!" Ofertar aqueles que vo-lo pedem. Oferte aqueles que nao poderao pagar de volta. Ofertar amor a quem nao merece. Ofertar misericordia aqueles que vo-lo tomam por errado. Ofertar o tipo de tratamento que voce gostaria de receber dos outros. Oferte, oferte, oferte!!

E, quando o fizer, o PAI DOS CEUS ira' fazer questao que voce receba muito mais em retorno.

Voce consegue ver o sutil mas tambem a importante distincao no emphase? Quando voce oferta com o olhar do mundo a pensar que voce abandona as coisas, voce esta' a seguir o exemplo de DEUS. ELE e' bondoso com os ingratos e perversos.(V.35)

Isto fui eu e voce a um tempo.

DEUS estendeu uma final bondade quando enviou seu FILHO quando eramos ingratos e perversos. DEUS e' ofertante e sim, e' verdade quando ELE oferta, DEUS ira' nos ofertar de volta, mas esse nao devera' ser o nosso motivo para ofertar. No's devemos ofertar com imensa alegria em imitar o nosso maravilhoso PAI.

E' sobre nossos coracoes que DEUS esta' preocupado e um coracao propriamente focalizado e' mais radiante na parte de ofertar do que na parte de receber.

Noutras palavras DEUS diz, "Quando voce oferta somente oferte, eu irei premia'-lo atraves de ofertas de maiores medidas."

O premio vem porque no's deixamos DEUS fazer um trabalho em nossos coracoes na area de ofertar e nao na area de receber.

Aqui esta' uma olhada no Antigo Testamento sobre esta verdade em Deuteronomios 15, e DEUS diz:

" Se quando chegarem 'a terra que o SENHOR vos da' houver pobres no vosso meio, nao lhes fechem o vosso coracao nem a vossa mao, voltando-lhe as costas; Deverao emprestar-lhes o quanto necessitarem. Mas cuidado! Nao venham recusar esse auxilio so' pelo facto de se estar aproximando o ano da remissao! Se o recusarem e o necessitado clamar ao SENHOR, o vosso acto sera' considerado como um pecado. Deverao emprestar-lhe o que ele precisar e sem chorar essa vossa decisao. Porque o SENHOR vira' a fazer-vos prosperar em resultado disso que fizeram. E visto que nunca deixara' de haver uns mais necessitados do que os outros entre voces, por isso este mandamento e' necessario. Deverao emprestar-lhes liberalmente. Quando um vosso irmao ou irma tiver de se vender a voces, deverao deixa'-lo livre ao fim do sexto ano de servico na vossa depedencia, e nem devem deixa'-lo partir de maos vazias. Deem-lhe um bom presente de despedida, tomado dos vossos rebanhos ou dos vossos lagares de azeite ou de vinho. Partilhem com ele na proporcao em que o SENHOR vos tiver abencoado. Lembrem-se de que tambem foram escravos na terra do egipto e que o SENHOR vos salvou de la'. E' por isso que vos dou esta lei." (Deuteronomio 15:7-15)

Aqui esta' uma clara visao do coracao de DEUS por ajudar as pessoas. E' tambem mais evidente que DEUS olha 'a atitude do coracao de quem oferta.

ELE disse aos israelitas para que nao deixem seus coracoes "serem lamentados" (V.10) quando ofertarem, e em retorno DEUS AMA quem da' com alegria.(2 Corintios 9:7) Nao e' dificil entender o porque disto.

Voce nao e' orgulhoso das suas criancas quando nao sao egoistas? Voce sera' abencoado quando os trata para que sejam pessoas generosas? No's somos gratos quando as nossas criancas ajudam e preferem outro atraves do amor. E o que e' verdade para no's como pais terrenos e' a infinita verdade para DEUS.

Mais 'a frente, quando crescemos em alegria, doadores dipostos, no's tornamos-nos mais e mais como o nosso PAI DOS CEUS.

DEUS esta' a tentar trabalhar em no's.

ELE quer purificar nossos coracoes.

Mas tal como a passagem anterior transmite-nos que existe certas coisas em no's mesmos que temos que confrontar se viermos a ser verdadeiros e puros ofertantes de coracao.

DEUS VIVE E NAO MUDA!!

Abraco, Yola Tatiana Veiga Bastos

Sem comentários:

Enviar um comentário