terça-feira, 28 de julho de 2009

Nunca Manipular Os Outros CAP. VII - FACA A COISA CERTA

Nunca Manipular Os Outros
CAP. VII - FACA A COISA CERTA
O segundo fundamento pedra que DEUS colocou em nossas vidas veio em forma clara atraves de suas instrucoes: " Nao manipule."
Quando eu era um ministro viajante, tinha uma lista de pessoas que ofertavam para o meu ministerio uma vez ou outra. Eu, periodicamente enviava cartas aos mesmos, fazendo-lhes saber o que se passava no meu ministerio e alertandos-lhe das nossas necessidades.
Deixe-me dizer-lhe ja', que nao existe nada de errado com isso.
E' apropriado para ministerios manter uma lista de doadores (ofertantes) e usa'-la para que saibam das suas necessidades.
Mas descosbri que comecei a ver essa lista como minha procura.
Tinhamos um homem de Houston, Texas, nessa lista, que sempre que recebia uma carta nos enviava $300.
Quando DEUS comecou a negociar comigo sobre a atitude do meu coracao sobre essa lista, eu lembro pensar, " Mas DEUS, se eu nao enviar correio a esta lista, talvez pessoas tal como esse homem de Houston, nao enviem mais dinheiro."
E DEUS respondeu " Se EU quizer que ele oferte, eu falarei com ele."
Em obediencia, parei de enviar as necessidades a essa lista que eu procurava ser minha procura de provisao.
E sem duvida, o homem de Houston deixou de enviar os $300 em oferta.
Eu recordo dizer ao SENHOR, " SENHOR eu pensei que voce disse que se voce quer que ele oferte, voce falaria com ele."
E DEUS respondia: " Bem, obviamente EU nao estou falando com ele ou estou?"
Atraves disso DEUS comecou a mostrar-me algumas coisas, como onde eu estava a colocar a minha confianca e minha expectativa de provisao.
ELE corrigiu meu foco fazendo-me ver quem era minha procura.
Obviamente, fazer a coisa correcta significa caminhar na integridade - nao esconder agendas e nao esconder motivos.
Mais uma vez, nao existe nenhum mal ou falta de e'tica, um ministerio manter uma lista de pessoas que ofertam ao mesmo.
O que e' errado e' comecar a ver essas pessoas como o seu recurso de provisao antes de DEUS.
Quando voce cai nessa armadilha, e' facil vir a manipular em ordem a receber pessoas para ofertarem.
No meu caso, eu devagar deixei de olhar a DEUS para nossas necessidades e comecei a olhar para as pessoas.
Se voce esta' num ministerio vocational como pastor, missionario ou envagelista ou noutro tipo de ministerio do qual seu suporte vem de ofertas e doacoes, esta e' uma area onde voce sempre tem que estar de guarda.
Mas e' uma verdadeira armadilha que qualquer um pode cair.
Quem e' voce, vendo a sua propria procura? A quem voce procura para provisao? Voce alguma vez da' sugestoes quando esta' perto de pessoas que estao em posicao de o ajudar-lhe?
Irei elaborar sobre no proximo capitulo, mas vou lhe dizendo ja' que pessoas que operam no presente de ofertar teem a abilidade de aperceberem-se de manipulacoes nos outros muito rapido.
E DEUS nao os deixara' recompensar manipulacoes.
Ficar cego, e' manipulacao em forma de feiticaria.
Sobrecai sobre a nossa capacidade de falar e de convencer antes da capacidade de DEUS em falar e convencer.
DEUS pode dar provisao a voce sem a ajuda manipulativa!
Por exemplo, numa reuniao de ancioes recentes na igreja onde eu sou pastor, todos no's sentimos em enviar um presente financeiro a uma igreja em particular para seus fundos.
Esta igreja nao e' uma igreja que tinhamos alguma ligacao, uma relacao proxima, em facto, nunca conhecemos nem o lider da mesma.
A unica coisa que sabiamos era que o Espirito Santo estava falando-nos para que ajudassemos eles.
Provavelmente eles estariam a orar por provisao, e DEUS encontrou algumas orelhas dispostas em nossos ancioes.
DEUS pode e consegue atender todas as nossas necessidades, mas ELE nao o fara' se nos deleitar-mos em manipulacoes.
Tal como tudo o que temos discutido neste livro, ate agora, e' tudo problema do coracao.
Eu saio da minha maneira de ser mesmo para evitar a aparencia da manipulacao. Por exemplo, a bem dizer em 20 anos ensinando e pregando sobre ofertar, eu nunca recebi uma oferta para nosso ministerio depois de ensinar sobre ofertar. Em vez disso, eu sempre encoragei os ouvintes a dar primeiro 'a sua igreja local e materiais necessarios para o corpo da igreja e outros ministerios.
Eu não terei um ministro de viagem em meu púlpito que está disposto a receber contribuições para si depois que prega em ofertar.
Tristemente, existem inumeros que nao estao somente dispostos mas insistem em o fazer.
Eu tenho um amigo Pastor do qual sua igreja estava deseperada financeiramente. Atraves da recomendacao de outro alguem, ele chamou um ministro bom em pregar sobre dinheiro.
Ele estava simplesmente procurando alguns conselhos e ideias para comunicacao verdadeira ao seu povo sobre ofertar.
Este ministro disse-lhe que ele viria e ajudar-lhe-ia pessoalmente.
Meu amigo Pastor aceitou a oferta.
O ministro veio e ensinou ao povo o conceito sobre pagar de volta o dizimo (a ideia foi, se voce tiver dizimos atrasados voce tera' que os pagar.)
Eu pessoalmente nao vejo esse conceito em parte nenhuma da escritura.
Pelo contrario, tal como em outras areas de nossas vidas que no's nao alcancamos, a resposta e' arrependimento, nao restituicao.
JESUS pagou o preco em completo por todos os nossos pecados, e no's nunca iremos conseguir pagar de volta a ELE.
Nao de menos, o povo respondeu ' a mensagem daquele ministro e deu mais de 60.000 em ofertas.
Seguido ao servico (culto), o ministro disse ao Pastor que a oferta por inteiro deveria ser para ele nao para a igreja. " Voce sera' abencoado, entregando toda a oferta para meu ministerio." , foi o que ele disse ao pastor.
Isto foi pura manipulacao.
Aquele ministro deixou a igreja nao melhor do que como a encontrou.
Estou convencido que este tipo de situacoes sejam uma abonimacao ao SENHOR.
Em risco de parecer que estou a vangloriar-me (Acredite, que nao estou. Tudo isto e' feito para a Graca do SENHOR.), eu tenho que dizer-lhe que em todas as igrejas que eu ja preguei sobre ofertar, o Pastor sempre me disse como a igreja ficou saudavel depois.
Muitas Igrejas teem visto suas procuras duplicar, e algumas ate' triplicar, uma vez que o povo pegou a revelacao da alegria em dizimar e ofertar e nao e' so' as financas que aumentam nestes casos.
A comparencia aumenta, o numero de pessoas a servir e voluntariar-se aumenta, a intensidade do louvor aumenta.
Todas estas coisas sao vitais sinais de uma igreja saudavel.
Todas acontecem, quando as pessoas deixam DEUS fazer um trabalho em seus coracoes sobre ofertar.
E porque isto assim?
Eu penso que a resposta recai em Mateus 6:21.
Lembre que neste verso JESUS disse: "Se os vossos lucros, estiverem no ceu, ai tambem estara' o vosso coracao."
Quando as pessoas comecam a investir os seus tesouros em DEUS atraves da sua igreja local, seus coracoes seguem.
E' a mesma dinamica quando voce ve alguem a investir num estoque do mercado pela primeira vez.
Quando voce investe num estoque, voce comeca a preocupar-se com ele.
Voce comeca a olhar nos jornais, na internet quase todos os dias.
Voce comeca a prestar atencao nas noticias sobre esse estoque, a companhia, na T.v.
Porque? Porque onde quer que o seu tesouro estiver, seu coracao ira' para la' tambem.
Se voce quer que o seu coracao siga as coisas que o coracao de DEUS e' depois - a igreja local e alcancar o perdido - coloque seu tesouro la'.
Seu coracao ira' segui-lo.
Quando o povo de DEUS alcanca a revelacao sobre ofertar - quando DEUS faz um trabalho em seus coracoes - eles comecam a desejar servir na sua propria igreja. Eles quererao ajudar o ministerio das criancas a crescer, quererao ver a igreja com um bom ministerio de jovens, um coro poderoso e uma equipa abencoada.
Vao querer ser generosos nas ofertas missionarias.
A atmosfera na Igreja muda completamente quando o povo alcanca a revelacao sobre generosidade, dizimar e ofertar.
DEUS te abencoe.
Abraco, Yola Tatiana Veiga Bastos

Sem comentários:

Enviar um comentário