sábado, 4 de julho de 2009

A Armadilha De Comparacao Com Guia De Estudo Incluido CAP. V - QUEBRANDO O ESPIRITO DE MAMMON

A Armadilha De Comparacao
CAP. V - QUEBRANDO O ESPIRITO DE MAMMON
Orgulho faz-nos comparar no's mesmos com os outros.
Pobreza faz-nos comparar os outros com no's mesmos.
Quando alguem pula por tras de voce com um carro mais barato,o orgulho diz " O meu e' melhor!"
Quando alguem pula por tras de voce com um carro mais caro, a pobreza diz " Que desperdicio!"
Orgulho e pobreza, sempre teem uma coisa em comum, fazem-nos comparar a no's mesmos com os outros!
Em contraste, a pessoa com um coracao de gratitude compara-se a ele mesmo com DEUS, e diz, "Obrigado!"
Porque? Porque quando eu comparo o que eu tenho feito para DEUS (do qual e' nada) com o que DEUS tem feito por mim (do qual e' tudo), meu coracao naturalmente flua de gratitude.
Nao caia na armadilha de comparacao. O orgulho diz " Eu ganhei-a!"
A pobreza diz," Eu nao devia te-la."
Gratitude diz," Eu recebi-a atraves da graca do SENHOR."
Tal como vimos, a chave para resistir aos espiritos de mammon, pobreza, orgulho e' lembrar. Devemos lembrar que no's eramos escravos do pecado, o trabalho que DEUS tem feito por no's atraves da graca e da qual no's temos trabalhado arduamente, tem sido as bencaos de DEUS nas nossas vidas que teem produzido coisas boas.
Esta foi a mensagem que DEUS deu aos Israelitas antes de entrarem na terra da promessa:
"Lembrem-se que foi o SENHOR vosso DEUS que vos deu a possibilidade de enriquecerem, e que se o fez foi para cumprir a promessa que fizera aos vossos antepassados." (Deuteronomio 8:18)
Consoante voce foi lendo este capitulo , voce discernou sinais de mammon, orgulho ou pobreza na sua vida e talvez voce agora queira orar uma oracao como esta:
Querido DEUS, por favor me perdoe por vir a ser egoista, orgulhoso e invejoso. Por favor me perdoe por escutar os espiritos nao-sagrados mammon, orgulho e pobreza. SENHOR peco-te que quebres eles de mim, da minha familia e de meus descendentes.
E ajude-me, a partir de hoje adiante a ser generoso, um ofertador extravagante ao Reino de DEUS. Em nome de JESUS. AMEN.
GUIA DE ESTUDO PARA CAP. V - QUEBRANDO ESPIRITO DE MAMMON
Tecla de escritura: Deuteronomios 8:18; Mateus 6:24

Pontos a ponderar:

  • O espirito de mammon diz, " Voce nao precisa de DEUS. Acredite nas riquezas."
  • Egoismo, inveja, avareza sao manifestacoes do espirito de mammon.
  • Espirito liderado da'-nos simultaneamente diminuicao no reino de satanas e faz-nos mais como o nosso Pai dos ceus.
  • Ofertar nao e' uma forma de enriquecer rapido; e' lancar um desafio de vida a si mesmo.
  • O espirito do orgulho diz," Riqueza vem de trabalho arduo." O espirito da pobreza diz, " Riqueza vem do diabo."

Alimento para pensar:

  1. Mammon diz-nos que o dinheiro e' resposta (solucao) para todos os nossos problemas. Por vezes falamos sobre " deitar dinheiro fora" para um problema que indica que o dinheiro pode ser a solucao mais facil mas nao a melhor. Consegue pensar numa situacao ou mais que uma, em que tinha mais dinheiro disponivel e levou-o a resultados que o desapontaram imenso?
  2. Que aspectos sobre o dinheiro o faz sentir medo? Pensar em aposentadoria faz-lhe sentir ansioso? Voce evita ver o balanco do seu livro de cheques ou conta bancaria? Que comportamentos voce tem que mostram que voce esta' com medo do dinheiro?
  3. Eu digo que tornar-se ofertador ira' resultar em bencaos. Voce continuaria a dizimar e a ofertar mesmo que seu unico premio fosse a Salvacao atraves de JESUS CRISTO? Leia Hebreus 11:13 e considere como sera' aplicado.
  4. Neste capitulo, eu dei varios avisos de sinais que estamos a olhar ao homem antes de olhar a DEUS como nossa procura de provisao. Partilhe a sua reacao nas seguintes situacoes:
  • Tem sido um mes fraco financeiramente, e para acrescentar seu carro precisa de um arranjo de alto valor.
  • Voce tem trabalhado arduamente nos ultimos seis meses na expectativa de ganhar um bonus do seu patrao. Uma vira volta na economia faz com que seja impossivel ao seu patrao ofertar-lhe esse bonus.
  • Voce tem sido generoso com a sua Igreja, e tambem tem cuidadosamente retirado dinheiro para sua aposentadoria comprando coisas na sua companhia. Voce aprendeu atraves de um jornal que a producao do seu fundo de aposentadoria resultou em perder mais do que a metade do valor.

Quando estas situacoes financeiras ocorrem, como podemos olhar a DEUS antes de olhar ao homem para provisao?

DEUS e'amor, luz e a solucao para tudo.

Abraco, Yola Tatiana Veiga Bastos

Sem comentários:

Enviar um comentário