quinta-feira, 25 de junho de 2009

A Regra De Mammon CAP. V - QUEBRANDO O ESPIRITO DE MAMMON

CAP. V - QUEBRANDO O ESPIRITO DE MAMMON
A Regra De Mammon
(sub-titulos)
  • A Regra De Mammon
  • Riquezas Verdadeiras
  • A Transformacao Completa
  • Experimentando A Bencao
  • Mammon Tem Amigos
  • Expor Uma Mentalidade De Pobreza
  • Relacionando as coisas correctamente
  • Auto - Avaliacao
  • A Armadilha De Comparacao

Em tempos politicamente menos correctos, antes de todas as coisas ficarem controladas os Cristaos foram indesejados nas escolas publicas, em algumas escolas secundarias era exigido aos alunos que lessem o Poema de Joao Milton - "O paraiso perdido". Se voce foi um deles, voce sabe que este poema ilustra um quadro detalhado sobre o inferno. No quadro Milton mostra satanas como um comandante em chefia cercado pelos seus generais de demonio. Entre eles Moloch, Dagon, Astarte, Osiris e Belial.

Cada um deles era um Deus idolo em adoracao de uma cultura nos tempos antigos e e' mencionada na Biblia. Mas o poema de Milton retrata tambem outro demonio ao lado de Satanas, esse demonio chama-se Mammon.

Voce talvez reconheca "Mammon" como uma palavra do Novo Testamento. JESUS menciona em varios lugares, por exemplo em Mateus 6 JESUS declara:

"Nao se pode pode servir dois patroes: DEUS e o dinheiro. Porque ao se desprezar um, acaba por se preferir o outro." (Mateus 6:24)

Depois de voce ler este verso, pode ver porque que Milton amontoaria um demonio chamado Mammon no meio destes idolos de Velhos Testamentos.

JESUS claramente diz que e' possivel servir Mammon em vez de servir DEUS, mas ELE vai ainda mais alem: JESUS diz que e' impossivel servir ao dois ao mesmo tempo. ELE diz que voce amara' um e odiara' o outro, voce sera' leal a um e desonesto com o outro. De acordo com JESUS nao existe meio termo, metade para cada. Mammon aparentemente e' um Deus ciumento.

JESUS certamente faz um contraste chamativo entre o Espirito de DEUS e o Espirito de Mammon. Mas o que e' mammon? "Mammon" e' uma palavra aramaica que essencialmente significa "Riquezas" e aparentemente os Assirios tem o conceito de ser um Deus de saude do qual adquiriram atraves de seus vizinhos Babiloneos.

Babilonia foi uma cidade fundada em orgulho e arrogancia (lembra a historia das torres de babel em Genesis 11). Esse coracao tem uma atitude que diz : Homem nao precisa de DEUS. No's somos suficientemente livres. Isto e' o que o espirito de mammon tenta dizer-nos: Voce nao precisa de DEUS. Acredite em riquezas!

No sentido biblical da palavra, mammon e' o espirito que descansa em dinheiro. Voce sabia que todo o dinheiro tem um espirito nele? Pode ter o espirito de DEUS ou o espirito de Mammon.

O dinheiro que e' submetido a DEUS e a suas obras tem o espirito de DEUS nele. Do qual e' o que multiplica-se e nao pode ser consumido pelo devorador. Estou convencido que o dinheiro que esta' submetido para servir ao SENHOR ricamente e' dedicado para o servir em vez de tentar substitui-lo, e' abencoado por DEUS. No verdadeiro e real sentido, Espirito de DEUS abencoa-o.

Na outra mao, o dinheiro que nao e' submetido a DEUS tem o espirito de mammon nele por omissao. E' por isso que as pessoas normalmente tentam usar o dinheiro para controlar ou manipular os outros. E' por isso que as pessoas pensam que dinheiro pode trazer-lhes alegria e contentamento. Mammon e' basicamente o espirito do Mundo e esse espirito e' mentiroso.

A Regra De Mammon

Eu tenho notado que as pessoas com maior influencia do espirito de mammon teem tendencia a ter muito medo, receio do seu proprio dinheiro. Por isso JESUS disse," Voce nao pode servir DEUS e mammon" (Mateus6:24) Mammon quer ordenar, o espirito de mammon procura serventes e devotos. Ira' prometer-lhe tudo e nao entregar-lhe nada.

Como JESUS claramente sugere, mammon tenta tirar o lugar de DEUS.

O Pastor Jimy Evans, Pastor no Texas, diz:" Mammon promete-nos as coisas que somente DEUS nos pode dar, seguranca, significancia, identidade, independencia, poder e liberdade. Mammon diz-nos que nos pode isolar dos problemas da vida e esse dinheiro sera' a resposta para todas as situacoes."

Quando voce pensa sobre isto, mammon nao e' nada mais do que o sistema deste Mundo que fica em oposicao aguda a DEUS e ao seu caminho.

Por exemplo mammon diz para comprar e vender. DEUS diz para semear e colher. Mammon diz para trair e roubar; DEUS diz para dar e receber. Mas mais que tudo, mammon quer regras.

Nao e' coincidencia que no livro de Revelacoes (Apocalipse), o Anticristo tenta dominar o povo atraves do uso economico, prevenindo o povo de comprar ou vender a nao ser atraves dele. (veja 13:17). Neste caminho, a regra do anticristo esta' na direcao do espirito de mammon.

Pois sendo assim, nao espanta porque JESUS tera' dito que nao poderiamos servir os dois ao mesmo tempo, DEUS e mammon. Porque? Porque o espirito de mammon esta' no sentido oposto do espirito de DEUS.

Agora, nao tire ideias erradas, dinheiro e mammon nao sao sinonimos. Dinheiro nao e' inerentemente mal. Um dos mais frequentes e compreensiveis versos em toda a bilia esta' em 1Timoteo6:10 :

"O amor ao dinheiro e' a raiz de todos os males; e por causa disso, ja' muitos se desviaram do caminho da fe', criando assim nas suas vidas muitas aflicoes e sofrimentos."

Note, que na Biblia nao diz que o dinheiro e' a raiz de todo mal, diz que o amor ao dinheiro ou a adoracao ao mesmo e' a raiz para todo o mal. E' o amor idolatrado do espirito de mammon que e' mal. Noutras palavras, a avareza, o egoismo sao manifestacoes do espirito de mammon.

A razao que nao podemos servir ambos e' que o espirito de mammon e' o oposto do espirito de DEUS. Mammon diz para tirar, DEUS diz para dar. Mammon e' egoista, DEUS e' generoso.

Mammon e' um espirito e tal como, fala conosco todo o tempo. Mammon diz" se voce tem os cartoes de credito certos, as roupas e o melhor carro e vive no melhor bairro com as pessoas certas, voce sera' feliz e completo."

Mammon diz-lhe que se voce tivesse mais dinheiro, as pessoas escutariam-lhe mais, os seus problemas nas relacoes nao existiriam, e a vida seria doce. Voce poderia fazer o que quizesse e ir para onde quizesse.

Infelizmente, pessoas do mundo nao sao as unicas suscetiveis a este tipo de decepcao. Mammon por vezes mistura-se entre os cristaos com creatividade. O espirito de mammon consegue ser religioso quando assim quer, tambem.

Por exemplo, as vezes mammon diz " Se voce tiver mais dinheiro, podera' ajudar mais pessoas." (mantenha na sua mente, JESUS nunca disse que a resposta e' mais dinheiro, dinheiro nao e' a resposta para os problemas - DEUS e'.)

Muitas vezes, quando estamos sobre pressao, o pensamento vem ter connosco ( e e' ai que mammon fala connosco) que precisamos umas das duas coisas acontecerem : tanto precisamos que DEUS mude nossas circunstancias ou precisamos que alguem descarregue um camiao de dinheiro para no's. Este sonho diario normalmante envolve ganhar a lotaria, ou um premio, etc.

Note, como o espirito de mammon tenta posicionar ele mesmo como substituto de DEUS. " Voce ao mesmo tempo precisa de um milagre de DEUS ou mais dinheiro." Isso e' uma simples mentira. No's precisamos de DEUS, todo sempre.

Por causa disto, que sou bastante cauteloso com as oportunidades de negocios a niveis altissimos. Ja' fui convidado varias vezes para reunioes onde essas oportunidades sao partilhadas, eu sou normalmente convidado porque alguem observou a minha abilidade que DEUS me ofertou em comunicacao. E ele ou ela querem ao maximo usar o meu presente, para construir o seu proprio negocio. Claro que nao vou fazer isso.

DEUS deu-me este presente para salvar pessoas perdidas e ensina'-los a sua palavra. Em algumas ocasioes que atendi a uma reuniao dessas, eu vi o espirito de mammon em todos os sentidos em que o cristao se preocupa. Normalmente o ponto e': se fores rico, pensa quantas pessoas podera's ajudar; ou, a tua igreja ou o teu ministerio favorito ira' ter tudo que precisa depois de tornares-te milionario!

Meu amigo, DEUS pode ajudar pessoas sem dinheiro. Quando comecamos a pensar que a maioria de nossos problemas podem ser resolvidos tendo mais dinheiro, e' sinal que estamos sob influencia do espirito de mammon.

Nao se baralhe, JESUS nao esta' a dizer que odiemos o dinheiro. ELE esta' a dizer se amarmos DEUS , no's iremos odiar mammon; mentiras, egoismo, preconceito,anticristo que opera atraves do dinheiro.

Tal como JESUS proclamou, amaremos um e odiaremos o outro, ou iremos ser leais a um e desonestos ao outro (veja Mateus6:24).

Somos desprezo para o espirito de mammon que engana as pessoas, promete tudo e nao da' nada e anseia por tomar o lugar de DEUS.

Ambos, DEUS e mammon sempre falam connosco, sempre que oramos sobre uma situacao como sacrificarmos-nos a ofertar a nossa igreja local ou um ministerio, mammon esta' cochichando-nos ou em algumas ocasioes gritando.

DEUS te abencoe, nao deixe que Mammon faca parte de sua vida.

Abraco, Yola Tatiana Veiga Bastos

2 comentários:

  1. Rogo ao Deus Mammon que, por favor, me faça acertar a Mega Sena da Virada, número 1140 em
    31/12/2009 pois quero mudar de vida e hoje em dia estamos no tempo do dinheiro. Meu e-mail é:
    carlsonripoll2009@hotmail.com As dezenas são:
    22 - 36 - 40 - 54 - 56 - 59
    Entrego minha alma ao Deus Mammon se Ele fizer
    isto por mim e eu sou um Servo do Deus Altíssimo.
    No Julgamento Final eu o advogarei. Obrigado.
    Carlson Ripoll Gomes

    ResponderEliminar
  2. DEUS É MAMMON.

    ResponderEliminar