quarta-feira, 10 de junho de 2009

A Passagem 'a Prova CAP.III - VIDA, NAO LEI

A Passagem 'A Prova
CAP.III - VIDA, NAO LEI
(Sub-Titulos)
  • A Passagem 'A Prova
  • Obediencia e a Maldicao
  • Lei e Graca
  • Abrao, Melquisedeque e Voce
  • Uma Coisa De Coracao
  • Isto Voce Deveria Ter Feito
  • Preocupando-se Com A Noiva De Deus

Dizimar e' vida, nao lei. Eu sinto-me no direito de fazer uma declaracao devido 'a forte dose de verdades que eu apresentei no capitulo anterior. Ao longo destes anos, eu tive bastantes que entenderam a mensagem, mas os Cristaos desencaminhados reagem 'a mensagem sobre o dizimar dizendo-me que nao sao dizimeiros porque "dizimar e' parte de uma Lei."

Com todo meu coracao, eu quero que voce entenda algo,

Dizimar para mim nao e' Lei - E' Vida!

Deixe-me dizer de novo, eu nao dou meu Dizimo porque o Dizimo e' parte da Lei do Velho Testamento; eu entrego meu Dizimo porque e' Vida para mim e para minha Familia. Alem do mais, podemos ver no capitulo anterior que e' um Principio que corre por toda a Palavra de DEUS. Em facto, no's vimos que pre'-data a Lei de Moises por milhares de anos. O Principio de Dizimar ou (primeiro fruto,ou primeiro nascido)estava funcionando quando Abrao foi questionado a oferecer Isac e quando ele deu um decimo de tudo que trouxera da vitoria contra Quedorlaomer ao Rei Melquisedeque, Rei de Salem - O representante de JESUS CRISTO. (Veja Genesis14:18-20 / Hebreus 5-7)

Este principio esta' presente bem desde o inicio, em Genesis, onde vemos a oferta de Abrao sendo aceite e a de Caim rejeitada. E ainda muito mais atras podemos ver as instrucoes de DEUS a Adao e Eva sobre as arvores do Jardim do Eden.

Note, DEUS deu a Adao e Eva todas as arvores das quais eles poderiam comer em liberdade excepto uma. Querendo testar a Fe' de Adao e Eva DEUS pediu que nao tocassem naquela arvore. Eles nao podiam tirar aquele fruto e comer. E a Fe' deles significava suas proprias vidas. Escolhendo comerem a fruta dessa arvore suas atitudes foram de quem era dono e nao de quem era comissario de bordo, como desejo de DEUS. Nao e' precisamente como o Principio de Dizimar opera para no's?

DEUS da-nos opcao de responsabilidade por nossas vidas. Penso que tudo pertence a ELE, mas ELE grandiosamente da-nos tudo para nossa satisfacao. Veja (1timoteo 6:17) Mas DEUS nos diz para que nao toquemos no nosso primeiro fruto."O dizimo e o primeiro fruto sao meus." diz o SENHOR. No's demonstramos ter fe' Nele quando nos apercebemos que somos apenas "comissarios de bordo" do SENHOR e nao donos de nada, e assim e' quando damos o nosso Dizimo.

Em cada um dos exemplos dados podemos verificar que verdadeiramente mostra a lei do Velho Testamento. Mas nao deveria surpreender-nos, pois existem tantos mais eternos principios.

Imagine que um Domingo voce visita a igreja e eu como pastor enquanto prego a palavra, de repente puxo de uma arma e atiro contra um irmao presente. Imagine se alguem perguntar "Porque que voce fez isso? A Biblia diz que voce nao e' suposto matar." minha resposta e' "Bem, thousaltt nao matou, fazia parte da Lei. Eu nao estou sob a Lei, eu estou sob a Graca." O que voce pensaria sobre isto? Provalvelmente voce diria que eu tenho que respeitar o ser humano e nao matar, pois nao faz parte dos principios que estao escritos na Biblia.

Estou usando um exemplo absurdo para faze-lo chegar a um ponto muito importante. So' porque algo foi mencionado na Lei de Moises nao quer dizer que no's nao poderemos lancar para fora agora. Noutro sentido, se algo estava mal sob a Lei, pode estar correcta sob a Graca? Noutras palavras, desde que matar e' errado sob a Lei, nao sera' correcto sob a Graca? Claro que NAO!

Agora deixe-me inverter a questao. Se algo estiver correcto sob a Lei, nao sera errada sob a Graca? Especificamente, dizimar seria a coisa mais correcta sob a Lei. O velho Testamento mostra-nos claramente sobre isso. Mas sera' errado fazer sob a Graca? Com certeza que nao! Nao podemos nos sujeitar a deitar fora vitais principios da palavra de DEUS - E Dizimar e' um Principio que vai do inicio ate ao final das escrituras.

O que demais os Cristaos falham em compreender e' que Dizimar e' um TESTE.

Passagem 'a Prova

Em Mateus 6 pode achar estas palavras familiares: "Se vossos lucros estiverem no ceu, ai tambem estara o vosso coracao." (V.21) Quero que voce note que nao diz onde o seu coracao esta', do qual seu tesouro tambem estara'( mesmo assim muitas pessoas aplicam esta frase como se dissesse.) Basicamente diz que seu coracao segue seu tesouro. Por isso que o Dizimo representa um teste para todo o Cristao. Continue lendo e vai entender o que eu quero dizer.

A palavra traduzida "Dizimo" na Biblia, literalmente significa "Dez" ou a "Decima parte" E voce sabe o que o numero 10 representa em toda a Biblia? Representa "Testar". Deixe-me dar alguns exemplos:

Quantas pragas estavam no Egypto? Noutras palavras, quantas vezes DEUS testou o coracao de Farao? A resposta e' 10. Quantos Mandamentos estao na Biblia? Noutras palavras, em quantas maneiras (formas) e' a nossa Obidiencia testada? A resposta e' 10. Quantas vezes DEUS testou Israel? E quantas vezes DEUS testou o coracao de Jaco'(permitindo que seu ganho voce mudado)quando ele trabalhava para laban? Ou quantos dias foi Daniel testado no primeiro capitulo do livro de Daniel? Em cada questao, a resposta claro, e' 10.

O padrao mantem-se no Novo Testamento. Em Mateus25, 10 virgens tiveram seu teste preparado. Dez dias de teste sao mencionados em Apocalipse 2:10. E claro, JESUS teve 10 discipulos.( ele teve 12, so' estava testando voce.)

A verdade e' que o numero 10 e' associado com "teste" em toda a biblia. E o Dizimo representa o "Teste de coracao" para o crente. Mas, mais significativamente, Dizimar e' tambem a unica area onde o Cristao e' convidado a testar DEUS: "Tragam todos os dizimos 'a casa do tesouro, para que haja alimento suficiente no meu Templo. Se assim fizerem, abrirei as janelas do ceu e derramarei bencao tao abundante sobre voces que nem sequer arranjarao espaco para a receber. Experimentem! Deixe-me que vos de prova disso!"(Malaq3:10)

Eu lembro ter uma conversa com DEUS sobre esta passagem. Eu disse algo como" DEUS porque voce colocou esses versos no Velho Testamento? Quero dizer, eles so' nao sao do Novo Testamento por uma ou duas paginas. Porque voce nao esperou e colocou-as no Novo Testamento? Voce sabia que todo o mundo tentara' explicar que e' passado porque esta' no Velho Testamento?" A essa questao, eu senti que o SENHOR falou em meu coracao e respondeu" Eu coloquei esses versos exactamente onde eu os queria. Voce ve, Dizimar e' um teste de coracao. Se tivesse colocado no Novo Testamento, nao seria um teste como ele o e'." E depois DEUS dissse" Seja como for, coloquei o verso 6 ali, para voce." Naquele ponto sei o que DEUS dizia em Malaq 3:6. Como apontei no capitulo anterior, neste verso o senhor diz "Porque eu sou o SENHOR - Nao mudo." Dizimar verdadeiramente e' um Teste. A verdade desta passagem,parece tao simples para mim.

Se eu Dizimar, sou Abencoado. Se eu nao dizimar, sou maldicoado. Hmmm... Esta e' uma questao a pensar, bem..... Deixe-me pensar sobre isso. Bencaos ou maldicoes? Para mim verdadeiramente esta nao e' tao dificil de responder. Voce continua sem certezas sobre o Dizimo? Entao ergue ao SENHOR a oferta que ELE lhe faz em Malaquias 3:10, teste-o!

"Tragam todos os dizimos 'a casa do tesouro, para que haja alimento suficiente no meu templo.(...)Experimentem! Deixem-me que vos de prova disso!"

DEUS, essencialmente diz" Testem-me nisto, atrevam-se!" Por isso eu quero deixar aqui um desafio amigavel para voce. Faca o Teste! Comece por honrar o SENHOR com seu primeiro fruto, com seu dizimo, e depois veja o que acontecera'.

DEUS te abencoe fortemente com a palavra do SENHOR.

Abracito, Yola Tatiana Veiga Bastos

Sem comentários:

Enviar um comentário