sexta-feira, 19 de junho de 2009

Duas Chaves Para A Multiplicacao CAP.IV O PRINCIPIO DA MULTIPLICACAO

Duas Chaves Para A Multiplicacao
CAP.IV O PRINCIPIO DA MULTIPLICACAO
(sub- titulos)
  • Duas Chaves Para A Multiplicacao
  • O Poder Das Ofertas

Alguma vez voce sonhou em poder multiplicar seu dinheiro? Bem, eu tenho maravilhosas noticias para voce: DEUS e' capaz de o fazer.

Claro, que isto nao devera' vir como uma surpresa para no's. ELE multiplicou oleo e comida para uma pobre viuva e seu filho. ELE multiplicou a forca de inumeros soldados Israelitas em batalha atras de batalha. E ELE multiplicou o peixe e o pao nas encostas da Galileia, claramente DEUS E ' O MESTRE DA MULTIPLICACAO.

Em Lucas 9 encontramos uma das milagrosas multiplicacoes - O alimentar de 5.000:

" No fim da tarde, os doze discipulos vieram recomendar-lhe que mandasse o povo retirar-se para as aldeias e quintas dos arredores a fim da arranjarem abrigo para a noite e comida, porque aquele era um lugar deserto. Mas JESUS respondeu: " Deem-lhes voces comida." "Como, se temos apenas cinco paes e dois peixes ao todo?", protestaram. "Onde e' que iriamos agora buscar alimento suficicente para toda esta multidao?" pois havia ali uns cinco mil homens. "Digam-lhes que se sentem no chao em grupos cerca de cinquenta cada", mandou JESUS. E assim fizeram. Tomando os cinco paes e os dois peixes, JESUS ergueu o olhar para o ceu e deu gracas. Depois, partiu-os em pedacos para que os discipulos os oferecessem 'a multidao. E toda a gente comeu ate'se fartar, recolhendo-se depois de tudo, doze cestos cheios de sobras!" (Lucas 9:12-17)

Voce provavelmente e' muito familiar com esta historia, mas vamos moderniza-la e personaliza-la um pouco. Voce talvez vai aperceber-se de algumas coisas que nunca se apercebeu antes.

Ponha voce mesmo no lugar dos discipulos. Veja voce mesmo como um dos 12, voce basicamente e' um membro Oficial do procurado comitte' de MESSIAS. Isso significa que voce esta' a tentar determinar se tambem ou nao JESUS e' o verdadeiro MESSIAS.

Voce deixou o seus barcos de pescar e comeca a viajar com ELE numa excursao falada a ambito nacional.

Um dia, uma enorme multidao se reune. Voce esta' bastante excitado porque esta multidao parece ser uma das maiores que alguma vez viu em seminario na sua vida. Contando por cabeca cada familia voce deduz que estao por volta de 5,000 homens, mais as esposas e filhos. Isso significa que provalvelmente estara' entre 15,000 a 20,000 pessoas pelas encostas escutando JESUS.

(Voce esta' surpreso como que atraves do topo das encostas uma voz pode alcancar tao longe.)

ELE prega toda a manha, e voce espera que ELE finalize no inicio da tarde (a hora que todos normalmente saem das igrejas, pois assim podem ir para um bar ou um shop, qualquer lugar.) Mas ELE nao para', ELE continua a ensinar.

Voce pensa," Bem, ELE esta' pregando muito bem e parece que toda a gente esta' a gostar. Vamos deixa-lo ir um pouco mais alem por hoje. "

Depois 12h30 vem e vai, e ELE continua pregando. 1h00, 2h00, 3h00, 4h00 e tudo vem e vai, e continua o profeta expondo nas escrituras!

Quando 5h00, voce comeca a escutar entre os seus associados." As pessoas estao com fome, e todos os restaurantes fechar-se-ao em breve!"

Em facto, voce nao sabe se o povo estara' esfomeado ou se sera' somente os seus associados que estao com fome.

Mas como voce tambem sente fome vai ter com JESUS. "SENHOR, desculpe interrompe-lo mas....alguns dos outros discipulos e eu tambem, estamos a comecar ..... voce sabe...a receber reclamacoes do povo...voce sabe como o povo e', eu quero dizer....eles nao comeram o dia inteiro e agora os restaurantes estao prestes a fechar. Entao, no's temos estado aqui a pensar que talvez queira...voce sabe....finalizar a pregacao."

E o SENHOR vira para voce e sem mais nem menos somente diz" Voce de algo para eles comerem" e logo de seguida continua com sua pregacao. Voce deixa que as palavras do SENHOR penetrem em voce. Estao ali presentes entre 15,000 a 20,000 pessoas e o SENHOR diz a voce para alimentar todo esse povo. Entao, voce regressa para junto dos seus associados.

" Voce disse a ELE que este povo esta' com fome?" eles perguntam e voce nao respondeu.

"Voce disse a ELE para que termine a pregacao?" voce nao responde de novo.

"Bem, ELE vai terminar a pregacao?"

"Nao exactamente" voce responde mas muito baixinho.

"Nao exactamente? Que quer isso dizer? Voce disse que as pessoas precisam comer?"

"Sim."

"E o que ELE disse?"

"ELE disse que no's devemos dar algo para as pessoas comerem."

"Como? Por um minuto,entendi que voce falou que no's supostamente temos que alimenta-los."

"Foi o que SENHOR disse."

Entao, voces todos juntos foram ver quanta comida tinham, e meia hora depois encontraram-se de novo para fazer a contagem dos alimentos.

"Vamos ver, (Voce anunciou a todos os associados) em conjunto no's temos... dois peixes, cinco paes e uma refeicao de crianca de uma lojinha. Perfeito!"

Voce, claro, devera' anunciar a JESUS. " Desculpe SENHOR. Desculpe interromper outra vez, ( e voce esta' prestes a revelar sua noticia sobre os alimentos encontrados entre voces e ao mesmo tempo voce diz para voce mesmo que em breve ele acabara' com a pregacao. E ainda olha para seu relogio e tenta calcular o tempo que tem para poder chegar 'a pizzaria mais proxima antes de fechar.)

JESUS olha para voce e diz: "Que bom! Ponha o povo sentado em grupos de cinquenta." Surpreso, voce regressa para perto de seus associados.

"ELE vai finalizar a pregacao?" eles perguntam quando o veem chegando. Eles parecem irritados. Baixo nivel de acucar no sangue, pensa voce.

"Nao"

"Nao?!"

"ELE quer o povo sentado em grupos de 50."

"Voce nao disse para ELE que o que temos para dar a 20.000 pessoas e' uns peixes, algum pao e uma refeicao de crianca?"

"Sim, grupos de 50."

O que se segue, seria engracado se voces nao tivessem com fome e desesperados. Alguma vez voce viu 12 homens tentando organizar 20.000 homens, mulheres e criancas em grupos de 50?

Mais tarde, voce e seus associados finalmente conseguem agrupar o povo como foram instruidos.(este, e' o primeiro milagre)

Quando voce retorna a JESUS, voce nao pode ajudar, mas tenta imaginar como ELE vai providenciar tudo.

(Esta e' a nossa tendencia. No's queremos imaginar como DEUS vai providenciar nossas necessidades. No's somos incorrectos.)

Nesse momento, JESUS pegou no peixe e no pao, olhou para o ceu e abencou-os.

Duas Chaves Para A Multiplicacao

Eu coloquei alguma creatividade nesta historia na esperanca de encoraja'-lo a colocar-se nos pe's dos discipulos nesse dia. Eu quero que voce veja, na sua mente, o que aconteceu naquelas encostas.

Depois DELE abencoar a comida, JESUS repartiu em metades e distribuiu pelos discipulos. Consegue imaginar o que alguem como Pedro estaria pensando quando recebeu aquele pedaco de pao? Ele entregou a JESUS um pao inteiro e somente recebeu um terco de metade!

Imagine se Pedro, olhou para o pedaco de pao tao pequeno que tinha e talvez dissesse assim ao SENHOR, "Un? Voce tem certeza, que voce esta' sobre oracao? Voce nao gostaria de orar um pouco mais?"

O SENHOR talvez respondesse " Nao, eu so' abencoei-o. Vai e distribui."

Pedro partiu com seu pedaco de pao nas suas maos, e obedientemente, repartiu ao meio da mesma forma que viu JESUS repartir. Com pedacos de pao ainda mais pequenos, repartiu mais uma vez, mais uma vez,mais e mais.

Isto e' o que temos vindo a perder nesta historia remarcavel. O milagre nao aconteceu nas maos do SENHOR JESUS, aconteceu nas dos discipulos. Voce sabe o resultado. Com cada discipulo a duplicar o seu pedaco, o resultado foi de 12 cestos que ainda restaram de comida.

Agora, falando nesta nossa vida real, existem dois principios muito importantes para no's. Eles sao as duas chaves para a multiplicacao no Reino de DEUS.

O primeiro principio e' este: Algo tem que ser abencoado antes de poder ser multiplicado.

O que muitos Cristaos nao entendem e' isso, antes que o seu dinheiro possa multiplicar, tem que ser abencoado. Noutras palavras, tem que ser entregue ao SENHOR primeiro.

Tal como vimos em capitulos anteriores, quando entregamos o primeiro do nosso ganho, o dizimo, ao SENHOR, o restante e' abencoado. Lembre as palavras de Romanos 11:

"Se Abrao e os demais patriarcas eram povo de DEUS, os seus descendentes tambem o serao. Se a raiz da arvore e' santa, os ramos tambem." (Romanos 11:16)

Eu sei imensos Cristaos que nunca viram suas financas crescer. E normalmente a razao e' que esse dinheiro nao foi abencoado. Quando voce entrega ao SENHOR em primeiro e DEUS poe sua bencao nele, sim, e somente assim, tera' a abilidade para multiplicar.

JESUS, o unico que recebe nossos dizimos, e' o unico que tem o poder para abencoar e so' assim se multiplicara'.

Existe o segundo Principio da Multiplicacao: Somente o que e' dado pode multiplicar.

No exemplo que temos estado a explorar, os Discipulos tinham o pao e o peixe. Foi abencoado, e entao teve o potencial para multiplicar-se. Mas se eles tivesses comido somente entre eles, seria somente os dois peixes e o 5 paes, nunca seria multiplicado.

Eles poderiam ter uma barriga com um pouco de comida em vez de estomagos cheios e 12 cestos restantes. Eles tiveram que dar para que pudesse multiplicar.

Isto e' outra coisa que eu tenho observado naqueles que tem-me dito " Eu nunca vejo minhas financas multiplicar."

'As vezes estes que dizimam entregam tao pouco ou nada mais ou nada menos acima do seu 10%. Eles nao se apercebem que somente aquele que e' dado e' abencoado.

"Mas nao e' dizimar uma forma de dar?" Talvez voce esteja a perguntar.

Eu acredito que existe uma diferenca entre dizimar e ofertar. Eu acredito que o dizimar e' simplesmente devolvido a DEUS pois ELE disse e' seu.

Entregar seu primeiro fruto, seus 10% ao SENHOR atraves de uma igreja local, e' causa de desejarmos ser abencoados.

Voce nao pode dar o que realmente nao pertence a voce. O primeiro fruto e' para o SENHOR. O resto e' seu para guardar ou dar como voce escolher.

E' atraves deste calculo que voce da' o que a Biblia constantemente se refere sobre as ofertas. Dizimar nao e' realmente dar, e' retornar.

E' trazer de volta ao SENHOR o que e' ja' seu. Assim, o segundo principio da multiplicacao e' as financas alem e acima do dizimo tem que ser partilhadas se elas querem multiplicar.

DEUS e' fiel, nunca muda.

Abraco, Yola Tatiana Veiga Bastos

Sem comentários:

Enviar um comentário