domingo, 7 de junho de 2009

Sacrificado ou Redimido CAP.II - DEUS DEVE SER O PRIMEIRO

DEUS DEVE SER O PRIMEIRO CAP II
Sacrificado ou Redimido
(Sub-titulos)
  • Sacrificado ou Redimido
  • O primeiro dos primeiros
  • Respeitar Abel
  • Transmita o principio

Escuta-se tanto os mais velhos dizer: Primeiras coisas em primeiro. Existe um amontoado da verdade biblica nessas palavras; Entao quais sao as "primeiras coisas" que viver uma vida abencoada exige? Bem, considerando isto, existem mais de 500 versos na BIBLIA sobre oracao e aproximadamente 500 versos sobre a fe', mas mais de 2.000 versos sobre o dinheiro e posses.

JESUS fala sobre dinheiro em 16 das suas 38 parabolas. Claramente como ponto inicial a BIBLIA, precisamos entender sobre dinheiro e como usa-lo. Porque? Porque o dinheiro e' um teste de DEUS.

Como voce usa seu dinheiro revela o volume das suas prioridades, lealdades e afeicoes. Em facto, ditara' a maioria das suas bencaos que ira (ou nao) experienciar na sua vida.

O primeiro principio que deve deve guardar em mente sempre, claro, se voce quer entender sobre ofertar(dar), e' o principio do primeiro fruto. Pode-se chamar tambem o principio do recem nascido.

Sinceramente, muitos cristaos vivem confusos sobre o principio do primeiro fruto.( por favor nao se aborreca comigo, nem vire a pagina, pensando "eu ja escutei sobre todo este conteudo, dizimo,recem nascido" Existe vida e libertacao de verdade no que eu estou prestes a mostrar para voce. Por favor nao perca!

SACRIFICADO OU REDIMIDO

Encontra-se um precedente financeiro em Exodus capitulo 13:2 onde DEUS diz: "Consagra-me todo o primogenito, o primeiro a abrir o seio materno, dentre os filhos de Israel, assim como tambem o primogenito macho dos animais. Esses sao meus!"

Aqui, DEUS declara que o primeiro nascido"E' meu." Pertence a ele. Na verdade, voce vai encontrar que DEUS declara que o primeiro nascido e' suas 16 vezes na escritura. Exemplo Exodus 13:12-13 diz: "Todo o primeiro filho (rapaz) que nascer, assim como o primogenito macho dos animais, pertence ao SENHOR e deverao oferecer-lho. No caso de ser cria de burros poderao ser resgatados em troca de um cordeiro ou cabrito; se nao quizerem fazer assim essa troca para o senhor, cortarao a cabeca ao burrinho. Dessa forma igualmente todo o primeiro nascido dos seres humanos deverao resgatar."

E' vital que voce compreenda sobre o principio do recem nascido. De acordo com a lei do Velho Testamento, o recem nascido tinha que ser sacrificado ou redimido. Nao existia terceira opcao. Sempre que um dos seus animais de-se 'a luz, teria que sacrifica-lo ou entao era designado como animal sujo, teria que redimilo a uma limpeza, imaculado cordeiro. Para resumir, o recem nascido limpo tinha que ser sacrificado e o recem nascido sujo teria que ser redimido.

Com isto em mente, tente pensar sobre no Novo Testamento quando Joao Batista encontra com jesus no Rio Jordao. Joao batizava num dia e viu JESUS caminhando em sua direcao, e foi quando Joao gritou " Olhem ali esta o cordeiro de DEUS que tira o pecado do mundo!"(Joao 1:29) Com essa declaracao inspirada que joao teve ele definiu o papel que JESUS vinha cumprir. JESUS era perfeitamente limpo e imaculado em todos sentidos. Por outro lado todos no's nascemos sujos. Todos nascemos pecadores e com natureza de pecado plenamente activa.

Agora relembre sobre o principio do recem nascido em Exodos. Lembre a lei, o primeiro nascido animal que era limpo, teria que ser sacrificado; mas o que nascesse sujo teria que ser redimido com um animal limpo.

Voce ve o significado paralelo? JESUS CRISTO era o primeiro filho de DEUS, e nasceu limpo. Nasceu puro, imaculado cordeiro. Mas todos no's nascemos sujos , por isso JESUS foi sacrificado para redimir-nos. Quando ele redimiu-nos por sacrificio, ele comprou-nos para DEUS. Literalmente ele foi o primeiro fruto ofertado. E num verdadeiro sentido JESUS foi a oferta de DEUS.

DEUS deu sua oferta(JESUS) em fe' antes mesmo de no's alguma vez acreditarmos. Romanos 5:8 "Mas DEUS prova o seu amor para connosco em que CRISTO morreu por no's, sendo no's ainda pecadores."

Temos que ofertar nosso fruto, nosso primeiro de tudo do mesmo jeito. Antes de vermos as bencaos de DEUS, ofertemos em fe'. DEUS ofertou JESUS em fe' "Se tornariam semelhantes a seu filho, a fim de que seu filho fosse o primeiro entre muitos irmaos."

Mesmo sabendo que somos pecadores ele entregou seu filho em fe', ate quando JESUS morria muitos batiam-no e o cuspiam-no na face. DEUS nao esperou que mudariamos ou arrependessemos-nos. DEUS sabia o principio das primeiras coisas em primeiro.

Alguma vez voce pensou como DEUS pode se justificar quando tirou a vida dos primeros nascidos no Egypto descrito em Exodos? Porque o primeiro nascido pertence ao SENHOR.

DEUS teve o direito de tirar todos os primeiros, porque todo o Egypt e Israel pertenciam a ele! Mas os primeiros de Israel nao morreram nessa noite, pois nao?! Porque? Porque o cordeiro foi sacrificado para redimi-los. Imaculado, o cordeiro perfeito tomou o seu lugar!

Voce lembrara' agora, quando DEUS instruiu Moises a colocar o sangue do cordeiro sacrificado nas portas de cada casa. Veja Exodo(12:7)

Imagine voce na porta da sua casa olhando para um sinal com o sangue do cordeiro, veja voce mesmo colocando o sangue, primeiro no lado esquerdo da porta, depois no direito e por fim no meio e no topo, pois assim o sangue escorregara.

Voce se apercebeu, seguindo estes passos, voce criou a forma de uma cruz em sangue? Os Israelitas foram salvos por uma cruz com sangue de um cordeiro! E' exactamente como no's somos salvos. DEUS redimiu-nos do mesmo jeito - entregando o seu primeiro filho nascido como sacrificio.

O principio dos primeiros frutos e' muito, mas muito poderoso. Eu escutei que qualquer primeira coisa oferecida, nunca e' perdida e toda a primeira nao oferecida sera sempre perdida. Noutras palavras, o que no's ofertamos a DEUS, nao perdemos porque DEUS redimiu por no's. Mas o que no's retivermos de DEUS, no's perderemos. JESUS falou sobre este principio :

"Quem quizer ser meu seguidor tem de se esquecer de si proprio, tomar a sua cruz e seguir-me. Porque todo aquele que guarda a sua vida para si mesmo perde-la-a;e todo aquele que perder a vida por mim acha-la-a de novo."Mateus(16:24-26)

O primeiro pertence a DEUS. No's encontramos este principio na palavra do SENHOR. Podemos entregar a DEUS o principio da nossa hora. Podemos entregar a ele o principio de nossas financas, isso e' que e' realmente a oferta, entregando o primeiro a DEUS e dizendo"DEUS, eu vou entrega-lo o primeiro de tudo e confiar para que voce redima o resto."

De outra forma, quando o primeiro cordeiro nasce de um rebanho, nao e' possivel saber quantos mais carneiros essa ovelha produzira. Mas nunca DEUS disse"Deixe a sua ovelha produzir nove cordeiros e depois me oferte o proximo."

Sempre requer-se ter fe' em entregar o primeiro de tudo. Por isso que tao poucos cristaos experienciam a bencao de ofertar. Significa entregar a DEUS antes mesmo de voce ver se vai ter o suficiente. Ofertar o primeiro e' como se estivessemos dizendo a DEUS" Eu reconheco primeiro o senhor, eu o ponho em primeiro em minha vida, e confio-te em cuidar de tudo o resto em minha vida."

Por isso que ofertar(dizimar) e' tao importante. E' o primeiro caminho por onde entenderemos que DEUS e' primeiro. Esta primeira porcao e' a porcao da redencao.Noutras palavras quando a primeira porcao entregue a DEUS, o resto e' redimido. Ao mesmo tempo, vir a igreja no inicio da semana e' um dos caminhos de ofertar o SENHOR como parte do seu primeiro tempo a ele. Triste, mas muita gente ve Segunda feira como o primeiro dia da semana. Eles pensam" eu tenho que comecar esta semana bem.Tenho que organizar algumas coisas e depositar algum dinheiro no banco." Estes dao a sua primeira parte ao dinheiro.

Outras pessoas pensam que sua semana comeca na Sexta feira. Eles dizem"Este final de semana eu vou de festa e terei muito bons momentos." Estas pessoas entregam o seu primeiro do seu tempo ao lazer. Como pessoas de DEUS, temos que entregar a nossa primeira parte da semana a JESUS. A razao que a igreja de DEUS reune aos Sabados e Domingos e' porque eles estavam a celebrar a ressureicao de JESUS CRISTO. Eles entregaram o seu primeiro a DEUS em adoracao.

um abracito, Yola Tatiana Veiga Bastos , DEUS esta' abencoando-nos.

1 comentário:

  1. amei adoro deus demaissssssssssssss beijjoooosssssss

    ResponderEliminar